Há uma polêmica rolando por aí sobre um pedido para suspensão do estimado e esperado empréstimo do Auxílio Brasil. Assim, os beneficiários dessa linha de crédito, além das expectativas, estão preocupados. Será preciso devolver o dinheiro que caiu no Caixa Tem?
Antes de tudo, devemos ressaltar que o empréstimo do Auxílio Brasil é liberado com exclusividade para quem recebe o valor do programa. Ademais, eles fazem parte de 70% dos brasileiros na situação da vulnerabilidade social, mesmo que somente 20,65 milhões foram incluídos em folha para pagamento. Para saber mais detalhes, continue lendo a matéria desta terça-feira (18) do Notícias Concursos.
A contratação da linha de crédito é simples, pois basta concordar com as regras do programa. É exatamente essa questão que, desrespeitada, leva ao cancelamento.
Todo mês, antes de começar o calendário dos depósitos da renda, o Dataprev junto com o Ministério da Cidadania, verifica os dados cadastrais dos beneficiários. Quem, por qualquer motivo, estiver descumprindo as regras, será excluído. Consequentemente, o consignado será cancelado.
Mas, não significa que a vulnerabilidade social impede o cidadão de arcar com as responsabilidades do crédito solicitado. Supondo que seja realmente cancelado, sendo que o consignado já tinha sido concedido, a pessoa precisará honrar com o pagamento das parcelas mesmo assim.
Entre as principais regras nesta portaria, ficaram estabelecidos três itens principais na contratação:
Não saindo dessas regras, o cidadão não terá problema algum com o empréstimo do Auxílio Brasil. Portanto, basta escolher a instituição financeira que melhor lhe convier e fazer sua simulação.