Direitos do Trabalhador

Calendário INSS de janeiro: Veja quando o seu pagamento será liberado

A partir de agora, segurado do INSS pode se programar para o recebimento de janeiro para os seus benefícios previdenciários

O ano de 2025 mal começou, e o INSS já divulgou oficialmente o calendário de pagamentos de benefícios previdenciários para esse mês de janeiro. Assim, os segurados de todas as regiões do país já podem começar a se programar para o recebimento desse saldo.

A lógica geral dos pagamentos do INSS em 2025 seguirá basicamente a mesma. Assim como aconteceu nos anos anteriores, o cidadão vai precisar se basear no valor do recebimento, e no final do número de inscrição para saber quando vai receber o saldo em sua conta.

Também segue valendo em 2025 a ideia de divisão em dois calendários. O primeiro deles é voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional, e o segundo é voltado para os cidadãos que recebem qualquer valor acima desse salário mínimo.

O calendário de pagamentos

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional: 

  • Número final do benefício 1: 27 de janeiro
  • Número final do benefício 2: 28 de janeiro
  • Número final do benefício 3: 29 de janeiro
  • Número final do benefício 4: 30 de janeiro
  • Número final do benefício 5: 31 de janeiro
  • Número final do benefício 6: 3 de fevereiro
  • Número final do benefício 7: 4 de fevereiro
  • Número final do benefício 8: 5 de fevereiro
  • Número final do benefício 9: 6 de fevereiro
  • Número final do benefício 0: 7 de fevereiro

Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional: 

  • Final 1 e 6: 3 de fevereiro de 2025
  • Final 2 e 7: 4 de fevereiro de 2025
  • Final 3 e 8: 5 de fevereiro de 2025
  • Final 4 e 9: 6 de fevereiro de 2025
  • Final 5 e 0: 7 de fevereiro de 2025

O novo valor do INSS

Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.

Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.

INSS passa por reajuste a partir deste mês de janeiro. Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

E o 13º salário do INSS

Para 2025, o governo federal ainda não divulgou oficialmente a data de pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas. A expectativa, no entanto, é que o poder executivo mantenha a prática de antecipação do pagamento, como tem ocorrido nos últimos anos.

O 13º salário é um saldo pago todos os anos para os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Normalmente, esse benefício é dividido em duas parcelas: a primeira delas geralmente corresponde a 50% do valor total, enquanto a segunda pode incluir descontos previstos como o imposto de renda, por exemplo.

Haverá antecipação do 13º salário em 2025?

No decorrer dos últimos anos, o governo federal optou por uma estratégia de antecipação do pagamento do 13º salário para o primeiro semestre.

Com essa medida, o poder executivo tem o objetivo de estimular a economia e oferecer alívio financeiro aos beneficiários. Nos anos de 2023 e 2024, por exemplo, o benefício foi pago ainda no primeiro semestre.

Quando o governo federal deve anunciar as datas do 13º do INSS?

Considerando que o mesmo padrão seja mantido, o governo federal poderá anunciar as novas datas de pagamento do 13º salário do INSS até março de 2025.

Seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, as duas parcelas devem ser pagas entre os meses de abril e junho. Mas, como dito, é necessário esperar por uma confirmação oficial do governo federal.

Aos segurados do INSS, a principal dica é ficar atento às atualizações e acompanhar as notícias para não perder nenhum tipo de informação sobre o benefício em questão.

É importante notar, contudo, que nem todos os beneficiários do INSS receberão esse patamar. Alguns segurados recebem valores acima de um salário mínimo. Nesse caso, a correção vai acontecer, mas apenas de acordo com a inflação, o que dá um patamar menor de elevação