Nesta semana, novos pagamentos do abono salarial Pis/Pasep estão programados para trabalhadores de todo país. A ideia é liberar o saldo para trabalhadores privados nascidos nos meses de março e abril. Além disso, também há a previsão de liberações para servidores públicos que possuem o número do Pasep final 1.
Os pagamentos do abono salarial Pis/Pasep começaram oficialmente no último mês de fevereiro. Na ocasião, os repasses foram feitos para os trabalhadores privados que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Também já receberam o montante os servidores públicos que possuem o número do Pasep terminando em 0.
Dados mais recentes do Ministério do Trabalho apontam que em março os pagamentos devem acontecer no dia 15 de março, ou seja, já na próxima quarta-feira. A estimativa da pasta é de que algo em torno de 3,7 milhões de pessoas possam receber os saldos em suas contas. Para tanto, há a liberação de pouco mais de R$ 3,6 bilhões em recursos prontos para movimentação.
O valor unitário para os usuários vai depender de uma série de fatores. De um modo geral, é possível dizer que cada trabalhador poderá receber, no máximo, o valor equivalente a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.302. O Pasep é pago a servidores públicos no Banco do Brasil, e o Pis é pago a trabalhadores privados sempre na Caixa Econômica Federal.
O Ministério afirma que ao todo pouco mais de 22 milhões de trabalhadores do Brasil poderão receber o saldo do abono salarial Pis/Pasep este ano. Contudo, é possível que este número aumente, já que há um processo de revisão de dados em andamento. Mais 2,7 milhões de trabalhadores ainda podem entrar no sistema depois desta análise.
Oficialmente, o calendário de pagamentos acontecerá entre os meses de fevereiro e julho. É importante lembrar que são duas peças diferentes, sendo uma delas voltada exclusivamente para aqueles que devem receber o PIS e outra para os cidadãos que devem receber o Pasep. Veja abaixo:
Quem recebe: trabalhadores na iniciativa privada
Saques: Caixa Econômica Federal
Calendário
Quem recebe: servidores públicos
Saque: Banco do Brasil