Benefícios Sociais

Calendário do Pé-de-Meia 2026: confira o cronograma completo e as novidades para o ano!

Tudo o que você precisa saber sobre o calendário de 2026 do Pé-de-Meia

Publicado por
Ana Julia Nery

O calendário do Pé-de-Meia para 2026 foi oficialmente confirmado! Além disso, no mesmo anúncio, o Ministério da Educação (MEC) trouxe informações inéditas sobre o cronograma e os requisitos para receber o benefício. As mudanças incluem novas regras, datas, valores e até mudanças no CadÚnico.

A seguir, confira o novo calendário de pagamentos do Pé-de-Meia, como acessar os valores, as principais mudanças e o que você precisa saber para garantir todos os incentivos previstos para este ano.

O que é o Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa federal criado para ampliar a permanência de estudantes no ensino médio público por meio de incentivos financeiros diretos. O benefício é destinado a quem tem matrícula ativa em escolas públicas e faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), base nacional voltada à identificação de famílias de baixa renda.

O pagamento ocorre por meio de uma conta poupança na Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante beneficiário. O objetivo principal é combater a evasão escolar e garantir condições para que mais jovens concluam o ensino médio.

Pagamentos referentes ao ano de 2025

Entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março, será realizado o pagamento anual de R$ 1.000 do programa Pé-de-Meia para estudantes aprovados em qualquer série do ensino médio em 2025. Contudo, o valor só estará disponível para saque para os concluintes do ensino médio neste mesmo ano.

Além disso, há uma parcela adicional de R$ 200 para quem participou dos dois dias do Enem em 2025, desde que tenha cursado o terceiro ano do ensino médio também em 2025.

Calendário completo do Pé-de-Meia em 2026

Todas as datas de pagamento do Pé-de-Meia para 2026./ Imagem: Notícias Concursos
  • 23 a 30 de março: início das parcelas de frequência referentes a janeiro/2026, incluindo a parcela de matrícula (pagamento único);
  • 27 de abril a 4 de maio: parcela correspondente à frequência de fevereiro/2026;
  • 25 de maio a 1º de junho: parcela relativa à frequência de março/2026;
  • 29 de junho a 6 de julho: pagamento pela frequência de abril/2026;
  • 24 a 31 de agosto: pagamento referente às frequências de maio e junho/2026 e parcela de conclusão para EJA (1º semestre de 2026);
  • 21 a 28 de setembro: referência à frequência de julho/2026;
  • 19 a 26 de outubro: parcela referente à frequência de agosto/2026;
  • 23 a 30 de novembro: parcela da frequência de setembro/2026;
  • 21 a 28 de dezembro: pagamento da frequência de outubro/2026.

Calendário residual de 2027 para conclusão do Ciclo 2026

  • 25 de janeiro a 1º de fevereiro: pagamento da frequência de novembro/2026;
  • 22 de fevereiro a 1º de março: pagamento da parcela anual de aprovação de 2026, incluindo eventual parcela extra do Enem para quem participou dos dois dias de prova e valores residuais referentes à frequência escolar do ensino regular;
  • Março a junho de 2027: pagamentos residuais, dependentes de correções realizadas pelas secretarias estaduais.

No ensino regular, o pagamento ocorre em nove parcelas durante o ano, sempre condicionado à frequência escolar mínima exigida. Para alunos do EJA, o total é de até quatro parcelas por semestre, além do incentivo para aprovação e finalização dos estudos.

Principais mudanças para 2026

  • Segurança de dados: cresce de 12 para 15 o número de janelas de transmissão de frequência escolar pelas secretarias de educação. Isso facilita a regularização e eventual correção de dados de frequência.
  • Matrícula tardia: quem se matricular com mais de dois meses de atraso não recebe a parcela de matrícula. A participação nas demais parcelas permanece válida, caso cumpra os demais requisitos.
  • Data-base do CadÚnico: famílias devem estar inscritas até 7 de agosto de 2026 para garantir a elegibilidade ao programa no mesmo ano.

Como acessar o benefício Pé-de-Meia

O depósito do Pé-de-Meia é feito diretamente na conta poupança da Caixa, aberta em nome do estudante. O saldo e extrato podem ser acessados por meio do aplicativo Caixa Tem. Para alunos menores de 18 anos, a movimentação da conta pode exigir a presença de um responsável legal em uma agência da Caixa ou a autorização dos pais por meio do aplicativo.

O que fazer em caso de dúvidas ou problemas nos pagamentos

Para consultar o status do benefício ou reportar problemas no pagamento, recomenda-se:

  • Verificar primeiro junto à escola as informações de frequência escolar enviadas ao MEC;
  • Acessar o aplicativo Caixa Tem para conferir depósitos e saldo;
  • Em caso de pendências nos dados do Cadastro Único, procurar o CRAS local.

Quer mais notícias como esta, novidades sobre benefícios sociais e atualizações sobre direitos do trabalhador e estudante? Acesse o Notícias Concursos e fique informado!

Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conferir como fazer o seu dinheiro do Pé-de-Meia render: