O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não alterou seu cronograma de distribuição financeira para o mês de dezembro, mesmo diante das comemorações festivas. Assim, é provável que alguns beneficiários, incluindo aposentados e pessoas com pensões, recebam seus montantes apenas no começo de janeiro, conforme é padrão anual.
De acordo com estatísticas da Previdência Social, aproximadamente 37 milhões de cidadãos se beneficiam de algum tipo de assistência concedida pelo INSS. Os fundos são transferidos diretamente para as contas bancárias, seja conta corrente ou poupança, conforme as informações fornecidas no momento da concessão do benefício. Para o mês corrente, essas transações financeiras terão início a partir da quinta-feira (21).
Especificamente sobre o calendário de pagamentos do INSS para dezembro, este se estende até a primeira semana de janeiro do ano seguinte. Tal situação é recorrente devido ao tempo necessário para a efetivação das transferências, que geralmente se estendem por um período de duas semanas. Como o processo começa nos últimos dias do mês em questão, é natural que avance para os primeiros dias do mês subsequente.
Para a determinação da data de pagamento, é adotado um critério baseado no último dígito do número do benefício, que é composto por nove dígitos. O valor referente ao pagamento deve ser considerado a partir do último dígito antes do traço. Por ilustração, em um número como 123.456.78 – 9, o dígito 8 é o que determina a data de pagamento.
Em relação aos beneficiários que recebem um valor equivalente ao salário mínimo, a distribuição dos pagamentos ocorre da seguinte forma:
Já para os beneficiários que têm direito a montantes superiores ao salário mínimo, os pagamentos são distribuídos conforme abaixo:
Para verificar o montante que será creditado na conta bancária, os beneficiários podem realizar uma consulta digital através do portal oficial do Meu INSS. As etapas para essa consulta são: