As provas do concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foram adiadas. Previstas para serem realizadas nesta terça-feira, dia 07 de maio, às 10h, as provas foram adiadas em decorrência da situação de calamidade pública vivida pelo estado do Rio Grande do Sul.
O comunicado de adiamento das provas foi divulgado neste domingo, dia 05 de maio. Confira trecho da nota oficial:
“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, informa que, em razão da calamidade pública decretada no Estado do Rio Grande do Sul, da dificuldade de acesso dos candidatos aos locais das provas e visando à isonomia para todos os candidatos no território nacional, o Exame de Escolaridade (EE) do Concurso Público para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais para as Turmas I E II/2025 será adiado”.
As provas foram transferidas para o dia 21 de maio, no mesmo horário e nos mesmos locais, conforme divulgado anteriormente.
No estado do Rio Grande do Sul, as provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande.
A relação completa com os locais de prova pode ser consultada neste link.
O candidato inscrito no certame deve chegar ao local de prova com antecedência mínima de três horas, uma vez que os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30.
A prova escrita avaliará os candidatos por meio de 50 questões de múltipla escolha sobre os seguintes temas:
Além da prova escrita, o concurso público para a Marinha do Brasil contará com as seguintes etapas:
O candidato também deve ser brasileiro, voluntário e possuir nível médio completo.
Outro requisito importante é a idade. O candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2025, nos termos da Lei n° 14.296, de 04 de janeiro de 2022.
A altura mínima exigida é de 1,54m e máxima de 2,00m. O candidato ainda precisa ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e documento oficial de identificação original, com assinatura e com fotografia na qual possa ser reconhecida.
Também é indispensável que o candidato não seja casado ou possuir união estável, assim como não pode ter filhos ou dependentes, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Órgão de Formação, nos termos da Lei n° 6.880/1980.
A Marinha oferece 1.680 vagas para Fuzileiros Navais em todo o país destinadas a candidatos que possuam nível médio/técnico. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA):
Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB):
O curso de formação tem duração aproximada de dezessete semanas. Ao concluir o curso de formação, os candidatos poderão atuar em uma das seguintes unidades navais:
O salário oferecido pela Marinha do Brasil é de R$ 2.294,50 após o curso de formação. Além da remuneração mensal, os aprovados ainda têm direito aos seguintes benefícios:
Clique aqui para acessar o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo, o conteúdo programático das provas e as atribuições de cada cargo.