Na última segunda-feira (8), a Caixa Econômica Federal anunciou um programa de microcrédito com valores que variam de R$ 300 até R$ 1 mil através do aplicativo Caixa Tem. A novidade está aberta apenas para pessoas físicas e jurídicas que não tenham problemas no SPC ou Serasa, caso contrário, seus empréstimos não serão creditados.
Serão disponibilizados dois tipos de empréstimos diferentes. O primeiro é Crédito Caixa Tem Pessoal, destinado a clientes que irão utilizar o dinheiro em apenas suas despesas pessoais. Já o segundo, é o Crédito Caixa Tem para o Seu Negócio, para investimentos produtivos em estabelecimentos comerciais ou para quitação de dívidas.
As novas modalidades contarão com juros de 3,99% ao mês e parcelamento em até 24 vezes. Estima-se que até 100 milhões de pessoas, físicas ou jurídicas poderão requisitar o empréstimo.
O Caixa Tem é um dos aplicativos de finanças mais acessíveis do mercado. Simples e intuitivo, o app é compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares e pode ser baixado gratuitamente. A tecnologia também é acessível para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).
O aplicativo pode ser baixado através da loja online do celular, disponível tanto para Android quanto para IOS. Provisoriamente, o aplicativo foi lançado permitindo um acesso limitado para beneficiários do Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, Auxílio Bem e Bolsa Família e Abono Salarial do PIS.
O acesso é feito com o seu CPF e uma senha numérica que você irá cadastrar na primeira vez que usar o app. Neste primeiro acesso, você receberá um código em uma mensagem SMS para confirmar sua identificação no aplicativo, após isso, basta informar o número do seu telefone e depois digitar o código recebido dentro do Caixa Tem. Após esses passos cumpridos, o acesso ao aplicativo já estará disponível.
O app já possui algumas das funções mais requisitadas, como pagamento de boletos, transferências, consultar saldos e extratos, além de compras na internet utilizando o cartão de débito virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo. Agora o app passará a contar com os novos serviços.
Vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal pretende manter o Caixa Tem em atividade mesmo depois da pandemia ser controlada e o Auxílio Emergencial parar de ser pago aos beneficiários. O app já registra mais de 90 milhões de contas abertas, o que motivou a Caixa a torná-lo permanente.
Para solicitar o empréstimo, os interessados devem abrir uma Conta Poupança Digital+ na plataforma. Inscritos no Bolsa Família não poderão contratar o empréstimo. A caixa liberou também um calendário, a partir do mês de nascimento, de quando o cliente poderá pedir seu empréstimo:
Para quem já é um cliente Caixa Tem:
Para quem ainda não é cliente Caixa Tem:
Vale ressaltar que as parcelas de pagamento do empréstimo são debitadas mensalmente. Informações sobre como contratar, realizar o pagamento ou mesmo quitar o empréstimo estão disponíveis no site da Caixa Econômica.