Economia

Caixa Tem vai liberar empréstimo via Bolsa Família e Auxílio Emergencial

Entre os serviços já oferecidos pelo aplicativo Caixa Tem, como o benefício do auxílio emergencial, Bolsa Família e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS),a Caixa Econômica Federal disponibilizará um empréstimo a partir do mês de março deste ano para cerca de 67 milhões de cidadãos brasileiros.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da instituição, a nova função irá liberar um crédito de até R$ 1 mil para pessoas de baixa renda, com taxa de juros menores que as exigidas no mercado.

O presidente explicou que a maioria das pessoas cadastradas na poupança social digital, movimentada pela plataforma Caixa Tem, são cidadãos que não possuem nenhum vínculo bancário, e afirmou que os serviços disponibilizados pelo aplicativo garantirá de certa forma uma espécie de bancarização da população.

O gestor disse ainda que a inclusão da linha de crédito no app possibilitará que mais brasileiros estejam inseridos, através da solicitação e aprovação do empréstimo, na injeção econômica do país, a fim de melhorar a movimentação de dinheiro durante ao cenário de pandemia.

Empréstimo do Caixa Tem para casa própria

A instituição, ainda confirmou que deve abrir operações de microcrédito pelo aplicativo do Caixa Tem para o novo programa habitacional Casa Verde e Amarela, que substituirá o Minha Casa, Minha Vida, visando à aquisição de milhares de brasileiros a casa própria. Mas, para que isso aconteça, é necessário que o Banco Central aprove o a plataforma como um banco digital.

O presidente da Caixa afirmou que no primeiro momento o app deve possibilitar a liberação do microcrédito para aproximadamente 10 milhões de pessoas. Ele diz ainda, que atualmente 85% do crédito imobiliário oferecido pela Caixa acontece via correspondentes da instituição, como lotéricas ou correspondentes bancários que atuam em regiões sem agências.