Direitos do Trabalhador

Caixa Tem: meses depois, reclamações sobre o app continuam

Centenas de pessoas seguem reclamando diariamente de supostos problemas do app do Caixa Tem. Para quem não sabe, essa é a aplicação que permite que usuários do Auxílio Emergencial movimentem o dinheiro do benefício de forma digital. Então o fato é que tem muita gente precisando usá-lo.

Nas redes sociais, há reclamações de todas as naturezas. Algumas pessoas afirmam que o aplicativo não estaria abrindo de nenhuma maneira. Outros afirmam que estão com dificuldades de realizar transferências através do PIX. Além disso, alguns afirmam que o dinheiro estaria sumindo da conta.

A Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo aplicativo, afirma que a situação está regularizada mas que problemas podem acontecer com qualquer pessoa. Ainda de acordo com a instituição, em muitos casos pode se tratar de um congestionamento. Isso aconteceria quando muita gente tentaria acessar ao mesmo tempo.

Quem está passando por esses problemas, pode entrar em contato com a Caixa. Eles oferecem uma série de canais de atendimento. A tendência é que o atendente ajude o cidadão a descobrir se isso se trata de um problema geral ou se seria algo que estaria acontecendo apenas no celular da pessoa.

Hoje, de acordo com a própria Caixa Econômica Federal, algo em torno de 70% do público do Auxílio Emergencial usa o app do Caixa Tem para movimentar o dinheiro do programa. Isso quer dizer portanto que milhões de pessoas estão usando essa aplicação. Boa parte delas ao mesmo tempo.

Bloqueios

Vale lembrar que nem sempre o fato de não conseguir mexer no Caixa Tem vai ser explicado por um problema na aplicação. Em alguns casos, o cidadão pode ter esse app bloqueada por motivos de segurança.

Casos assim são mais comuns do que se possa parecer. Pessoas que compram um celular novo, por exemplo, podem passar por um bloqueio. Aqueles que acabam instalando e desinstalando o app várias vezes também podem passar por isso.

De acordo com o banco, os bloqueios, ao contrário das falhas, acontecem propositalmente. O cidadão que passa por isso precisa ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. É só por lá que eles irão conseguir recuperar a conta.

Além do Caixa Tem

Vale lembrar, no entanto, que o Caixa Tem não é a única forma de movimentação do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações oficiais, quem está com problemas no aplicativo pode tentar mexer no dinheiro através do sistema Internet Banking.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os dois modos atuam de forma muito semelhante. Então é provável que quem usava o app não tenha muitos problemas de adaptação ao novo sistema.

Outra possibilidade de movimentação do dinheiro para além do Caixa Tem é o próprio saque. Para os usuários do Bolsa Família ele é liberado assim que a quantia do Auxílio Emergencial. Os informais também podem sacar a quantia, mas precisam esperar algumas semanas depois do recebimento digital.