Economia

Caixa Tem: Atualização cadastral obrigatória neste mês? Veja

A Caixa Econômica Federal, gerenciadora dos pagamentos do auxílio emergencial, aconselha que todos os titulares das contas poupança sociais digitais incluam as informações pessoais solicitadas.

A atualização cadastral no aplicativo Caixa Tem está disponível para o grupo de beneficiários, conforme sua data de nascimento. A Caixa Econômica Federal, gerenciadora dos pagamentos do auxílio emergencial, aconselha que todos os titulares das contas poupança sociais digitais incluam as informações pessoais solicitadas para garantir mais segurança nas movimentações.

A atualização não é obrigatória, ou seja, o cidadão que não conseguir fazer o procedimento não será impedido de receber nenhum benefício. A liberação para atualizar acontece de forma escalonada e o cronograma segue o mês de nascimento dos usuários. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando for disponibilizado aos nascidos em dezembro.

O Caixa Tem é distribuidor de vários benefícios do governo, como o BEm (Benefício Emergencial), pago a quem teve o salário reduzido durante a pandemia do coronavírus, o abono salarial do PIS, o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e mais recentemente, o Bolsa Família.

A plataforma oferece diversos serviços e entre eles estão: o pagamento de contas e boletos, compras online com o uso do cartão de débito virtual, transferências, PIX e mais tramitações. O app foi criado em 2020, para repassar os pagamentos das parcelas do auxílio emergencial.

Em relação à atualização dos cadastros, não é preciso ir até uma agência do banco para fazer o procedimento. Basta usar o celular para concluir inclusão de dados.

Calendário para as atualizações

Mês de nascimento Dia para fazer atualização
Janeiro 14 de março (dom)
Fevereiro 16 de março (ter)
Março 18 de março (qui)
Abril 20 de março (sab)
Maio 22 de março (seg)
Junho 23 de março (ter)
Julho 24 de março (qua)
Agosto 25 de março (qui)
Setembro 26 de março (sex)
Outubro 29 de março (seg)
Novembro 30 de março (ter)
Dezembro 31 de março (qua)

O que se pede e como atualizar o cadastro?

No momento da atualização, o cliente precisa aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top”. Ele é obrigado a concordar com o novo termo de contrato antes de iniciar o processo de atualização.

Após esses cliques, nos quais o usuário vai aderir à opção “Quero ser um Cliente Top”, basta informar os dados solicitados:

  • Nacionalidade
  • Endereço
  • Se tem vínculo empregatício formal
  • Renda mensal
  • Profissão
  • Patrimônio

Depois de assinalar todos estes dados, o cliente precisa, ainda, enviar duas fotos. A primeira refere-se a um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda é uma “selfie” (foto do próprio rosto) tendo como exigência a presença do cidadão e do documento anteriormente anexado.

Vale lembrar, que para isto, o usuário deve clicar em “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada.