A grande maioria dos usuários do Bolsa Família já recebeu os pagamentos relativos ao mês de agosto. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, nove dos 10 grupos já estão com o saldo liberado em suas contas. As liberações começaram ainda no último dia 18 e seguem normalmente deste então.
Quem já recebeu o saldo de agosto, agora está de olho na próxima liberação. A data dos pagamentos de setembro é uma informação importante, sobretudo quando se sabe que o usuário vai precisar calcular o tempo que resta para tentar fazer o dinheiro render da forma mais eficiente possível até o próximo pagamento.
A boa notícia para estas pessoas é que o calendário de setembro do Bolsa Família já foi divulgado pelo Ministério. Assim como ocorreu nos meses anteriores, os repasses devem ocorrer nos 10 últimos dias úteis do mês. Assim, é possível confirmar que o benefício vai voltar a ser pago a partir do próximo dia 18 de setembro.
Assim como nos meses anteriores, o governo federal vai seguir exigindo uma conta no Cadúnico para todas as pessoas que deseja fazer parte do Bolsa Família em setembro. Quem ainda não tem uma conta no sistema do Cadastro Único precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para entender como o processo funciona no seu município.
Para além do Cadúnico, o Ministério do Desenvolvimento Social também exige que todos os usuários tenham uma renda per capita de até R$ 218. Para saber a renda per capita da sua família é necessário somar os ganhos de todos os membros que residem na mesma casa e dividir pela quantidade de integrantes.
Para as pessoas que já receberam o Bolsa Família em agosto, não há necessidade de realizar nenhum tipo de renovação. Desde que o cidadão siga cumprindo todas as regras de permanência, ele vai seguir fazendo parte do programa e vai receber o saldo automaticamente em sua conta no mês de setembro.
De todo modo, o cidadão que já faz parte do Bolsa Família precisa tomar alguns cuidados, como por exemplo, manter o Cadúnico sempre atualizado com informações verdadeiras, para evitar exclusões por inconsistências cadastrais.
Dados oficiais apontam que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do Bolsa Família neste mês de agosto. O número é ligeiramente maior do que o registrado em julho, quando pouco mais de 20 milhões de pessoas receberam o benefício social do governo federal.
Nesta quinta-feira (31), o governo federal deverá concluir oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Os repasses serão feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0. Abaixo, você pode conferir o calendário de repasses que serviu como base para o benefício neste mês de agosto.