Nesta segunda-feira (06), a Caixa libera o saque da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para mais um grupo. Agora, os nascidos em janeiro que tiveram o auxílio depositado em digital em 16 de junho poderão realizar o saque do valor.
Foram estabelecidos dois diferentes calendários para o pagamento do auxílio emergencial. Primeiro, os depósitos são feitos em poupança digital. Para esse grupo de beneficiários, os depósitos ocorreram nos dias 16 ou 17 de junho.
Já no segundo calendário, o recurso é liberado para saque e transferência, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Quem pode retirar e transferir o dinheiro a partir de hoje são os nascidos em janeiro. Amanhã (7), será a vez dos aniversariantes de fevereiro e assim sucessivamente.
Até o momento, o governo não divulgou quando as demais parcelas serão pagas para esse grupo. No total, são 4,9 milhões de beneficiários neste lote. Só os nascidos em janeiro representam 400 mil trabalhadores com direito ao benefício.
O auxílio emergencial é destinado aos brasileiros informais, microempreendedores individuais, desempregados e autônomos. É uma das medidas para amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia. Para recebê-lo, o cidadão precisa atender algumas regras:
O auxílio vai ser cortado caso aconteça o descumprimento dos requisitos acima. O texto também deixa claro que o trabalhador deve exercer atividade na condição de: