As micro e pequenas empresas que utilizam financiamentos de capital de giro do Pronampe (Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) na Caixa Econômica Federal estão isentas da tarifa de abertura de crédito.
A medida foi anunciada nesta segunda-feira (06) pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães. A medida vale tanto para novos contratos como para financiamentos já concedidos. Os clientes que já assinaram o contrato terão a tarifa devolvida pela instituição financeira.
Criada para ajudar empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, a linha de capital de giro do Pronampe empresta até 30% da receita anual registrada em 2019.
O prazo dos financiamentos é de 36 meses, com oito meses de carência. Portanto, a primeira parcela só é paga a partir do nono mês, em 28 prestações. A taxa de juros anual equivale à taxa básica de juros (Selic) mais 1,25% ao ano. Com a Selic atual em 2,25% ao ano, a taxa pode chegar a 3,5% ao ano.
Como troca das linhas do Pronampe, as empresas deverão preservar os empregos entre a data de assinatura do contrato e dois meses após o recebimento da última parcela do crédito.
O financiamento pode ser solicitado no site da Caixa ou diretamente nas agências do banco.