Economia

Caixa: Clientes relatam problemas para pausar parcelas do financiamento imobiliário

A Caixa anunciou que estendeu a pausa do pagamento de prestações da casa própria por mais 60 dias. No entanto, reclamações estão sendo feitas por clientes que não conseguem solicitar a prorrogação.  

A medida começou a valer na segunda-feira (27), mas clientes relatam problemas para acessar o aplicativo e para fazer o pedido por telefone, canais divulgados pelo banco para a solicitação.  

A Caixa reafirmou que a prorrogação está disponível e atribuiu os problemas ao grande número de acessos. 

Pausa no pagamento pode chegar a seis meses

Com a nova medida, o período total da pausa no pagamento chega a seis meses. No início da pandemia, a Caixa pausou as cobranças por três meses. Depois adicionou mais um mês, e agora, mais dois.

A opção válida para as empresas é para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais. As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão de até 180 dias, mas não poderão ser usadas em conjunto com a pausa.  

A Caixa ressalta que, no período de pausa, o contrato não estará isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração. 

Quem pode solicitar

Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso (clientes que usaram FGTS para reduzir uma parte da prestação também podem optar pela pausa); clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias. 

Como solicitar

Pessoa física pode solicitar a pausa de 180 dias ou a prorrogação do período de pausa por mais 60 dias através do aplicativo Habitação Caixa, pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 – 4 – 2.  

Pessoa jurídica pode solicitar a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais pelo número 0800 726 8068, opção 2 – 4, ou com o auxílio do gerente de relacionamento.  

Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, o pedido somente pode ser feito através do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico.