A Caixa anunciou que estendeu a pausa do pagamento de prestações da casa própria por mais 60 dias. No entanto, reclamações estão sendo feitas por clientes que não conseguem solicitar a prorrogação.
A medida começou a valer na segunda-feira (27), mas clientes relatam problemas para acessar o aplicativo e para fazer o pedido por telefone, canais divulgados pelo banco para a solicitação.
A Caixa reafirmou que a prorrogação está disponível e atribuiu os problemas ao grande número de acessos.
Com a nova medida, o período total da pausa no pagamento chega a seis meses. No início da pandemia, a Caixa pausou as cobranças por três meses. Depois adicionou mais um mês, e agora, mais dois.
A opção válida para as empresas é para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais. As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão de até 180 dias, mas não poderão ser usadas em conjunto com a pausa.
A Caixa ressalta que, no período de pausa, o contrato não estará isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.
Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso (clientes que usaram o FGTS para reduzir uma parte da prestação também podem optar pela pausa); clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias.
Pessoa física pode solicitar a pausa de 180 dias ou a prorrogação do período de pausa por mais 60 dias através do aplicativo Habitação Caixa, pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automatizada pelo 0800 726 8068, opção 2 – 4 – 2.
Pessoa jurídica pode solicitar a pausa para contratos de aquisição e construção de imóveis comerciais pelo número 0800 726 8068, opção 2 – 4, ou com o auxílio do gerente de relacionamento.
Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, o pedido somente pode ser feito através do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico.