Recentemente, um cidadão da cidade de Alegrete-RS, perdeu quase R$ 9 mil em transações realizadas através da plataforma disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o registro, o homem de 47 anos disse que estava fazendo alguns pagamentos, quando uma notificação chegou em celular e em pouco tempo percebeu que tinham ocorrido algumas movimentações.
As primeiras transações foram três saques de R$ 146,41, na sequência por meio de um Pix no valor de 4.999,00 e um TED no valor de R$ 3.400,00. A vítima dirigiu-se até a agência da instituição e foi aconselhada a ir à delegacia registrar um boletim de ocorrência.
Normalmente, a Delegacia de Polícia recebe no mínimo três cidadãos vítimas de algum golpe, sejam por meio do Pix, bilhete premiado, depósitos de valores consignados e outros. É orientado, que neste período onde as transações financeiras aumentaram pela internet, que os clientes não façam atualizações sem ter o conhecimento ou informações do banco.
Neste ano, milhões de brasileiros passaram a utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar valores depositados de programas do governo federal como o FGTS emergencial, auxílio emergencial, e o BEm.
No entanto, se você percebeu uma estranha movimentação na sua conta, pode ter sido vítima de fraude, ou apenas foi feita uma transferência automática da Caixa para outra conta.
Uma das modalidades adotadas pelo governo foi o pagamento do benefício em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível no aplicativo apenas para transações digitais, como compras online e pagamento de boletos. Na segunda etapa, o valor é liberado para saques e transferências.
Quando chega a data de liberação do saque, a Caixa transfere o recurso automaticamente para a conta pessoal que o beneficiário havia informado no cadastro. Portanto, o beneficiário deve verificar se o dinheiro que saiu da poupança digital não foi transferida para outra conta sua. Se não for o caso, então, você provavelmente foi vítima de fraude.
Se seu dinheiro foi sacado ou desviado da sua poupança digital sem o seu consentimento, a orientação é procurar uma agência da Caixa.
De acordo com o banco, existe um protocolo de atendimento e um formulário que deverá ser preenchido para coletar informações que ajudem a descobrir o que aconteceu de fato com o dinheiro. Por questões de segurança, a Caixa preferiu não detalhou o formulário.
Ainda, a Caixa informa que se for comprovado que houve saque ou movimentação fraudulenta, a vítima será ressarcida.