O Ministério da Cidadania alerta para a importância do processo de atualização do sistema do Cadúnico. De acordo com a pasta, esse é um procedimento que precisa ser feito pelo próprio cidadão, isto é, não há uma espécie de renovação automática dos dados do programa. Dessa forma, é o próprio indivíduo que precisa fazer isso.
Mas afinal de contas, quando é que a atualização precisa ser feita de fato. Segundo as regras gerais do Governo Federal, a lista precisa ser atualizada ao menos uma vez a cada dois anos. Para quem está dentro do Auxílio Brasil ou de qualquer outro programa social, a dica é realizar o procedimento sempre uma vez por ano.
Entretanto, a dica geral é mesmo fazer sempre que houver uma mudança na estrutura da família. Se alguém nasceu, morreu, conseguiu ou perdeu o emprego, mudou de escola, aumentou ou diminuiu a renda, as informações precisam ser atualizadas na mesma frequência em que elas acontecem.
Agora imagine uma situação de uma família que não passou por nenhuma das mudanças estruturais citadas. Nesse caso específico, ele só precisará realizar as alterações caso o limite de tempo seja esgotado. Nesta situação, o cidadão precisa realizar a atualização do cadastro para não correr o risco de perder benefícios.
Caso o cidadão não tenha nenhuma alteração na família e ao mesmo tempo tenha feito a última atualização a menos de dois anos, então não é preciso realizar o procedimento novamente. Os dados seguirão valendo normalmente sem a necessidade de nenhuma mudança nem no Cadúnico e nem nos possíveis benefícios que a família esteja recebendo.
Um caso muito comum entre os usuários que estão no Cadúnico é o esquecimento da data da última atualização. Assim, as pessoas acabam não sabendo quando é que elas precisam realizar o procedimento novamente.
A boa notícia é que é possível confirmar a informação sem nem precisar sair de casa. Basta ir até o app atualizado do Cadúnico e procurar pela opção da Consulta simples. O cidadão precisa inserir dados básicos como CPF e data de nascimento.
Na tela seguinte, o próprio sistema mostrará se a conta do usuário está atualizada. Além disso, ele saberá qual foi a data da última atualização, e com base nisso, o programa também mostra quando a próxima deverá ser feita.
A atualização do Cadúnico é importante por uma série de motivos. Talvez o principal deles seja justamente a manutenção dos programas sociais. Isso porque a lista abre espaço para as entradas desses benefícios.
O Auxílio Brasil do Governo Federal, por exemplo, usa o Cadúnico como lista base para selecionar os nomes das pessoas que entram no programa. Quem não está com os dados atualizados, têm menos chances de entrada.
O mesmo vale para projetos de cunho estadual. Desde o início da pandemia, algumas unidades da federação oferecem auxílios locais. Boa parte deles também exigem que os cidadãos estejam com o Cadúnico devidamente atualizado.