O Cadastro Único é um sistema utilizado pelo governo para ter acesso às informações das famílias em situação de vulnerabilidade, para concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.
A inscrição das famílias deve se manter atualizada para que haja a inclusão nos programas sociais. Portanto, as famílias que entraram no CadÚnico ou atualizaram seus dados pela última vez entre os anos de 2016 e 2017 devem renovar a inscrição ainda em 2022 para que não tenha seus benefícios boqueados.
De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, os brasileiros inscritos no CadÚnico devem atualizar os dados uma vez a cada dois anos.
De acordo com o Ministério da Cidadania, aqueles que foram convocados a atualizarem seus dados no cadastro único têm até o dia 14 de outubro para realizar o procedimento em uma unidade Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Para consultar se a inscrição deve ser atualizada, o cidadão pode acessar o portal de base de dados e conferir o que deve ser feito.
Podem se inscrever no Cadastro Único:
O procedimento de inscrição no CadÚnico possui algumas etapas. Veja cada uma delas a seguir:
O responsável familiar, sendo este maior de 16 anos, preferencialmente do sexo feminino, deve fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou no site. Este passo permite agilizar o atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Feito o pré-cadastro, o usuário tem 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos necessários para realizar a inscrição, sendo de cada um dos componentes do núcleo familiar.
Na prática, o responsável familiar deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes citados para cada pessoa da família:
O responsável familiar ainda passa por uma entrevista para se inscrever no CadÚnico. Dentre as perguntas estão quem são os membros da família, como é a residência, se há algum deficiente entre os integrantes, o grau de escolaridade dos integrantes e o valor da remuneração mensal da família.
Quando a inscrição é efetuada no Sistema de Cadastro Único, uma checagem será realizada para verificar as pessoas da família que já possuem um NIS. Caso não tenham, o Número de Identificação Social (NIS) será emitido.
É possível emitir o documento de comprovação da inscrição no Cadastro Único através dos seguintes canais:
As informações que vêm no comprovante são: