Empreendedorismo

Cadeia de Valor na Gestão Empresarial

O conceito de cadeia de valor de Porter pode ser aplicado na gestão da empresa criando vantagem competitiva e oportunidades. Veja mais!

Gestão das empresas e o conceito de cadeia de valor

A cadeia de valor é um modelo de gestão de empresas que se baseia nas etapas de um processo produtivo. Sendo assim, dentro da administração a cadeia de valor identifica e fortalece pontos que agregam valor para a empresa.

Dessa forma, a cadeia de valor impacta nas entregas que a empresa faz ao cliente. Sendo assim, a cadeia de valor na administração, se refere ao conjunto de atividades desempenhadas pela empresa. Isso é muito amplo, pois engloba desde a relação que a empresa possui com os seus fornecedores, passando pela seu ciclo de produção, as fases do processo de venda, até a finalização do processo produtivo.

Fluxograma de processos e estratégias que amparam as atividades da empresa

Por isso, esse conceito ainda é aplicado nas empresas, mesmo que tenha sido idealizado por Michael Porter em 1985. A cadeia de valor se refere ao fluxograma que controla todos os conjuntos de atividades de valor de uma empresa, dessa forma é possível ter uma visão sistêmica de todos os processos.

Através da cadeia de valor , a empresa estabelece novas estratégias, repensa seus custos e analisa as etapas dos processos.

Vantagem competitiva através da identificação de oportunidades

Segundo Porter, a cadeia de valor de uma empresa vai além do controle, uma cadeia de valor é composta pelo fornecedor, empresa, canal de venda computador etc. Assim, quando aplicada corretamente é possível criar uma vantagem competitiva para uma empresa.

A partir do conceito de cadeia de valor, a gestão da empresa identifica oportunidades no mercado e ampara seus processos. Por isso, esse conceito é bastante utilizado numa gestão estratégica.