Para a maioria dos brasileiros, a inflação e o aumento das taxas de juros são um golpe duplo. Como resultado, muitas pessoas recorrem aos cartões de crédito para aliviar seus orçamentos e lidar com o aumento dos preços.
Muitos cartões de crédito funcionam com a simples premissa de dar aos clientes uma certa quantia em dinheiro de volta ou prêmios com base no valor da compra. Como resultado, 2 em cada 10 brasileiros pretendem solicitar um novo cartão de crédito para melhorar sua relação de consumo em 2023.
Seja comprando uma TV ou ovos no supermercado, os consumidores estão encontrando novas maneiras de economizar em suas compras. Pensando nisso, as operadoras de cartões de crédito tentam fornecer benefícios e possíveis incentivos para mudanças associadas ao uso do recurso de pagamento.
Assim, pesquisando portais de compras que tenham ligação com a operadora dos cartões de crédito, aproveitando as ofertas especiais do emissor e utilizando o cartão para categorias de prêmios, a diferença de lucro extra pode chegar a centenas de reais por ano.
O Serasa fez uma pesquisa com brasileiros sobre suas crenças sobre o uso dos cartões de crédito e suas expectativas em relação ao relacionamento do país com o método de pagamento. Essas informações foram utilizadas para analisar o potencial de incentivos ao consumidor no país em 2023.
A pesquisa, que contou com 4.521 entrevistados entre 19 de dezembro e 9 de janeiro, constatou que 61% dos participantes disseram que aceitariam com prazer um único cartão de crédito se encontrassem nele todos os benefícios desejados.
Além disso, 19% dos participantes da pesquisa disseram que planejam fazer um novo cartão de crédito em 2023, buscando ser mais estratégicos e econômicos, além de obter benefícios que podem ser usados ??em outras áreas, como, por exemplo, na obtenção de milhas aéreas.
Os programas de recompensas tornaram-se essenciais para aumentar o envolvimento e a retenção do cliente. Segundo pesquisa realizada pela Serasa, 39% dos consumidores esperam trocar seus antigos cartões de crédito por novas opções com limites maiores.
Além disso, 16% dos entrevistados disseram estar procurando um cartão sem anuidade e 14% buscam por uma oportunidade relacionada a programa de pontos, visando resgatar recompensas.
O fenômeno do “pagamento com pontos”, por exemplo, cresceu após a pandemia, com alguns cartões de crédito como American Express e Mastercard oferecendo aos clientes a opção de usar pontos de recompensa para pagar uma ampla gama de produtos e serviços, seja em postos de gasolina, mercearias ou restaurantes.
Os programas de recompensas de cartão de crédito podem parecer atraentes para os consumidores, mas nem sempre são benéficos. Para isso, é necessário entender quais são os seus hábitos de consumo.
Como resultado, antes de solicitar um cartão, dê uma olhada em seu comportamento de gastos. Você costuma jantar fora? Você é um hóspede regular do hotel? Após entender quais são seus gastos, será possível escolher um cartão que se adapte ao seu estilo de vida e maximize suas recompensas.
Em suma, além de estabelecer seu perfil de consumidor, é extremamente importante saber quais as taxas cobradas pelos cartões de crédito, gastar com sabedoria e conhecer os limites do seu poder de compra.