O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. No entanto, os recursos disponíveis no fundo, só podem ser resgatados em situações específicas previstas por lei.
Uma das formas de conseguir o resgate do Fundo de Garantia é por meio do saque-aniversário. Nesta modalidade, o trabalhador pode receber parte do seu saldo todos os anos, no mês do seu aniversário.
Além disso, para os optantes da modalidade, a Caixa Econômica disponibiliza a antecipação do saque, ou seja, antes do previsto. Assim, o trabalhador pode obter os recursos de vários anos de uma vez só.
A seguir, entenda melhor como funciona e como solicitar a antecipação do FGTS pela Caixa.
A antecipação do FGTS por meio da Caixa Econômica Federal permite que os trabalhadores recebam até 5 anos do saque-aniversário de uma vez só. Trata-se de um crédito que utiliza o fundo como garantia. Além disso, conta com excelentes taxas de adesão.
Dessa forma, funciona como um tipo de empréstimo disponível para os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário. A seguir, confira os requisitos para fazer a solicitação:
Antes de solicitar a antecipação do FGTS no site da Caixa, é necessário autorizar o banco a acessar as informações do seu Fundo de Garantia. Para isso, será necessário acessar o aplicativo FGTS no seu celular. O app está disponível para telefones Android e IOS. Confira o passo a passo:
Através desse processo, você afirma que está autorizando a Caixa Econômica a acessar as informações das suas contas do FGTS. Agora, o próximo passo é solicitar a antecipação.
Para solicitar a antecipação do Fundo de Garantia, você pode entrar no aplicativo da Caixa ou mesmo no site oficial. Confira o passo a passo:
Ademais, vale ressaltar que só é possível realizar a solicitação de segunda a sexta, das 9h às 18h.
A antecipação do FGTS é uma das formas que permite que os trabalhadores tenham acesso aos recursos. No entanto, a legislação ainda conta com diversas situações que permite o saque dos valores disponíveis.
A seguir, confira quando é possível realizar o saque do Fundo de Garantia: