Enem e Vestibular

Brasil Colônia: Filmes que retratam o período

O Brasil Colônia é um período entre os anos de 1530 e 1822, sendo iniciado com a expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral do Brasil. 

Trata-se de um dos períodos mais marcantes da história brasileira e por isso selecionamos alguns filmes que retratam alguns acontecimentos no Brasil Colônia. 

Além disso, estudar por filmes se tornou uma maneira alternativa na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. 

Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas de filmes sobre o Brasil Colônia, veja! 

Dicas de filmes sobre o Brasil Colônia

Veja abaixo dicas de filmes que retratam acontecimentos e fases importantes do Brasil Colônia, veja! 

Desmundo

O filme é baseado no livro de Ana Miranda e retrata a vida de órfãs portuguesas que foram enviadas para o Brasil em 1570. 

As portuguesas chegaram em território brasileiro para se casarem com colonizadores. O longa mostra principalmente a vida de Oribela, uma jovem que se vê obrigada a casar com um colonizador. 

Ela acaba sendo colocada em um cativeiro, no entanto, ela tem como grande objetivo fugir e voltar para Portugal. 

Hans Staden

O filme conta a história do imigrante alemão Hans Staden que acabou naufragando no litoral de Santa Catarina. Dois anos mais tarde, ele chega a São Vicente, litoral de São Paulo, local que concentrava uma extensa colônia portuguesa no Brasil. 

Em São Paulo, o alemão passou a ter um escravo da tribo Carijó, que o ajudava. Preocupado com o sumiço do índio após ele ter ido pescar, Hans Staden sai em busca do indígena. 

No entanto, ele é encontrado por um grupo de índios tupinambás, que os mantém como refém, com o intuito de matá-lo e devorá-lo. A partir daí, o alemão começa a caçar meios de continuar vivo. 

Anchieta, José do Brasil

O padre José de Anchieta chega ao Brasil em 1553 e logo se familiariza com o idioma dos índios Tupis. 

A partir daí, ele cria uma gramática, observa os costumes e classifica a flora local, evitando atritos com os colonos. 

Além disso, durante uma investida francesa, ele negocia a paz e ocupa-se dos Tamoios, juntamente com o padre Manoel da Nóbrega. 

Contudo, a escravatura compromete seu apostolado, mas Anchieta acaba se convertendo em uma figura mítica. 

E então, gostou das dicas sobre o Brasil Colônia?

Não deixe de ler também – Dom Pedro I: Governo problemático, morte e legado