Uma chuva ou tempestade de ideias, brainstorming é um conceito que visa buscar soluções e otimizar processos em diversas áreas das empresas.
Entretanto, essa tempestade de ideias não é uma novidade organizacional no Brasil, haja vista que esse conceito foi inventado há mais de 70 anos por Alex Osborn, um dos fundadores da rede de agências BBDO.
Dentro do Marketing Digital o conceito brainstorming é usado há muito tempo. Na verdade, o Marketing adotou o brainstorming desde antes da chegada do conceito de Marketing Digital, sendo usado pelo Marketing tradicional.
Ao retornar de um cliente com um briefing, as agências costumam realizar uma reunião brainstorming, de modo que todos se envolvam e contribuam de alguma forma, ao passo que a questão problema seja solucionada.
Contudo, mesmo que a empresa realize o Marketing interno, é possível fazer uso do conceito brainstorming. Uma vez que é possível mapear as necessidades internas e buscar soluções com a equipe.
Para realizar uma reunião brainstorming é necessário que organize as etapas da reunião, de modo que as ideias sejam aproveitadas e reunião não se torne apenas opiniões pessoais sem direcionamento.
Primeiramente, o problema a ser resolvido deve ser explicado aos envolvidos. Ao passo que entende-se que os problemas já foram levantados. No caso do Marketing Digital, a gestão pode avaliar as métricas e verificar os retornos negativos das ações, por exemplo.
Posteriormente, as ideias devem ser anotadas por cada participante, para que depois possam ser apresentadas para o grupo todo.
Cada pessoa pode defender seu ponto de vista e a gestão precisa ser flexível e aberta para o que a equipe diz, uma vez que no conceito brainstorming não há certo e errado. Contudo, pode ser que alguma sugestão não seja viável nesse momento, o que quer dizer que a mesma sugestão pode servir posteriormente em outra ação.
No brainstorming é importante que haja um grande volume de ideias, principalmente dentro do Marketing Digital, que lida com vários fatores simultaneamente.
Sendo assim, as ideias são reunidas e a reunião pode ser encerrada. Não é necessário optar por uma ideia no momento da reunião, sendo viável que a gestão analise as ideias que mais se encaixam na solução.
Dentro do Marketing Digital, a reunião brainstorming pode acabar sem que haja apenas uma ideia escolhida, haja vista a quantidade de ações e demandas da área.