Mais de 5 milhões de brasileiros de todas as regiões do país estão aptos ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) neste mês de setembro. Todas estas pessoas já podem descobrir quando elas deverão receber o pagamento do benefício. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a informação recentemente.
O BPC/Loas é uma espécie de benefício social, pago pelo INSS, e que prevê o pagamento de um salário mínimo no valor de R$ 1.320. Idosos com mais de 65 anos de idade, bem como cidadãos com algum tipo de deficiência física e/ou intelectual também podem receber o saldo em suas contas.
Para ter direito ao BPC, é importante ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, do governo federal. Para além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até um quarto do salário mínimo, ou seja R$ 330 considerando os números atuais do piso salarial nacional.
Como dito, o INSS já divulgou o calendário detalhado de pagamentos do BPC/Loas para este mês de setembro. Assim como ocorreu nos meses anteriores, há uma divisão dos repasses por grupos. É importante que o usuário se baseie no final do seu número de inscrição para saber quando vai poder receber o saldo de fato.
O calendário:
Não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber o saldo em sua conta. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, o benefício é depositado de maneira automática no dia exato programado para a liberação.
Para este mês de setembro, algumas pessoas poderão solicitar a antecipação dos pagamentos do BPC. Esta, no entanto, não é uma opção liberada para todos os usuários, mas apenas para aquelas pessoas que residem em cidades que estão em situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Nos último dias, o estado vem sofrendo com uma série de problemas ocasionados pelo ciclone que atingiu a região do sul do país. Quase 50 pessoas morreram, e milhares de gaúchos perderam tudo durante a tragédia.
O governo divulgou a lista de cidades que serão contempladas com a antecipação do BPC em setembro. Veja abaixo:
Nesta quarta-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou oficialmente uma instrução normativa que libera os bancos a oferecerem o consignado para usuários que fazem parte do BPC. A medida está sendo publicada dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar que não há nada de inconstitucional na prática.
A taxa de juros máxima é de 1,91% ao mês, mas a principal dica para o usuário do BPC que deseja solicitar o empréstimo é pesquisar bem e escolher o banco que oferece as melhores condições de retirada.