O BPC-Loas (Benefício de Prestação Continuada), é um benefício assistencial que é o salário-mínimo pago a idosos de baixa renda e portadores de deficiência. Considerando que aqueles que são elegíveis estão em apuros e contam com os benefícios para sobreviver, qualquer oportunidade de redução de despesas é muito bem-vinda. Dessa forma, quem recebe tem direito a desconto na conta de energia elétrica. Continue a leitura e saiba mais nesta sexta-feira (15) com o Notícias Concursos.
O desconto na conta de energia elétrica é um valor a menos na conta de luz, de acordo com o consumo médio mensal de energia da residência. Então, o mínimo pode ser de 10% e o máximo pode ser de 65% oferecidos a quem recebe o BPC-Loas.
Uma família que ingressa no CadÚnico e tem renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo pode recorrer ao desconto. Ademais, quem recebe benefícios previdenciários contínuos também.
Residências de famílias cadastradas no CadÚnico, cuja renda não ultrapasse 3 (três) salários-mínimos, e cujos moradores sofram de enfermidades em que as necessidades médicas continuem utilizando aparelhos ou instrumentos elétricos podem recorrer ao desconto.
Conquanto, o valor do desconto para beneficiários do BPC-Loas é definido com base no consumo mensal de energia elétrica, sendo:
O beneficiário ou qualquer familiar deverá dirigir-se ao posto da concessionária da região e apresentar:
Dessa forma, a concessionária verificará se atendeu-se os requisitos e determinará o desconto.
Assim, podemos concluir que o desconto na conta de energia elétrica é uma excelente medida para ajudar as famílias de baixa renda a reduzir seus gastos. No entanto, este é um direito que não divulgado amplamente. Se você conhece alguém que recebe o BPC-Loas, compartilhe este artigo.