O governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Cidadania, confirmou que os pagamentos do programa Auxílio Brasil serão oficialmente retomados nesta semana. Já na próxima quinta-feira (17), as liberações deverão acontecer para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Na sexta (18), recebem aqueles que possuem o NIS final 2.
Para este mês de novembro, existia a expectativa de antecipação das datas das liberações. O Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a dizer que realizaria a antecipação. Contudo, ele optou por manter as datas oficiais, que já estavam definidas desde o início do ano. Nada muda no calendário.
Assim, em novembro fica definido que os repasses acontecerão entre os dias 17 e 30 deste mês. O sistema obedece ao mesmo processo de divisão dos grupos pelo número final do NIS. O valor também não muda. Todos os usuários precisam receber, no mínimo, R$ 600 por família, assim como vinha acontecendo desde agosto.
Os R$ 600 pagos pelo Auxílio Brasil estão garantidos ao menos até o próximo mês de dezembro deste ano. Para 2023, ainda há uma série de dúvidas. O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda precisa confirmar o que vai fazer para manter o benefício neste patamar.
O Ministério ainda não divulgou a quantidade de usuários que poderão receber o Auxílio Brasil neste mês de novembro. Em outubro, pouco mais de 21 milhões de pessoas receberam o montante. É provável que este número suba mais um pouco, mas ainda falta uma confirmação oficial por parte da pasta.
Como dito, os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de novembro começam no dia 17. Abaixo, você pode conferir o calendário definitivo para os repasses do programa.
17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2
21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7
28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0
Note que o calendário obedece ao mesmo sistema de pagamentos realizados nos 10 últimos dias úteis do mês. Não há repasses programados para os finais de semana e nem para os feriados.
Para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil, o cidadão não precisa sair de casa. Basta usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, o indivíduo pode pagar contas, transferir saldos para outros bancos, e até mesmo realizar algumas compras no sistema de débito.
O cidadão também pode sacar o dinheiro através dos novos cartões do Auxílio Brasil, ou ainda dos cartões do antigo Bolsa Família. Basta ir até uma agência da Caixa, ou mesmo uma casa lotérica para pegar o dinheiro em espécie.
Quem ainda não tem o cartão do Auxílio Brasil, pode usar o app do Caixa Tem para gerar uma espécie de código para saque do benefício social.
Para este mês de novembro, não há previsão de pagamentos para o vale-gás nacional. O benefício deverá ser retomado apenas a partir do próximo mês de dezembro.