Economia

Bolsonaro criou, agora ESTAS pessoas podem ter Dinheiro EXTRA na conta; LULA pode dar o FIM nisso

Nem todos os brasileiros conseguem começar o ano sem dívidas, ou estão preparados financeiramente para iniciar novos projetos.

Pensando nisso, o banco digital Digio lançou uma campanha de antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa modalidade foi criada durante gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dessa forma, o Digio antecipa saque-aniversário do FGTS equivalente a um empréstimo.

Como resultado, os trabalhadores podem solicitar crédito a qualquer momento, em vez de esperar até o mês de aniversário para realizar a contratação.

Todos os usuários que tiverem direito ao saque de aniversário e forem correntistas do Digio receberão os créditos.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário do FGTS é uma forma de saque do FGTS que permite ao empregado sacar uma parcela do saldo da conta do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário.

Sendo assim, ao optar pelo saque-aniversário, os funcionários podem sacar um percentual do saldo da conta do FGTS, que varia de acordo com uma faixa de valores, mais um valor fixo adicional.

Porém, é importante lembrar que ao optar por essa modalidade de saque, o trabalhador abre mão do saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mas continua tendo direito a outros tipos de saque, como, por exemplo, aposentadoria, doença grave, etc.

Como funciona a antecipação?

Todos os usuários que tiverem direito ao saque de aniversário e forem correntistas do Digio receberão os créditos, mesmo que estejam negativados.

Na modalidade empréstimo, usuários maiores de 18 anos e com saldo disponível de, no mínimo, R$ 400 no FGTS podem obter crédito e ter o dinheiro depositado em sua conta em até um dia útil após a aprovação do pedido.

Vale destacar que, por se tratar de um adiantamento na forma de empréstimo, os juros mensais do banco digital chegam a 1,99%, onde as parcelas do empréstimo são debitadas anualmente e automática da conta do FGTS.

Como solicitar a antecipação do saque-aniversário no Digio?

A solicitação da antecipação do saque-aniversário do FGTS no Digio, é dividida em duas partes, sendo a primeira parte realizada no aplicativo do FGTS e a segunda no aplicativo do Digio.

Primeira parte

  • Abra o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Clique em “Saque-aniversário do FGTS”;
  • Aceite os termos e condições;
  • Toque em “Optar pelo saque-aniversário”;
  • Clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS” e em “Empréstimo saque-aniversário”;
  • Insira o banco Digio S.A e autorize a operação.

Segunda parte

  • Volte para o aplicativo do Digio (disponível para Android e iOS);
  • Clique em “Simular a antecipação”;
  • Toque em “Já autorizei” e veja o valor que será antecipado, parcelas e a quantia que será bloqueada do fundo;
  • Realize a leitura dos termos e condições e, se concordar, dê o aceite;
  • Aperte em “Enviar proposta para análise”.

É importante ressaltar que este valor não é creditado na conta Digio quando a proposta é submetida.

Isso porque o valor permanece no FGTS após a análise. Depois que a solicitação for finalizada e aprovada, o pré-pagamento será creditado em na conta digital em até um dia útil.

Importante ressaltar que, a antecipação do saque-aniversário não será creditada na conta Digio no momento da submissão da proposta.

Isso porque, após a análise, o valor permanecerá no FGTS.

Assim que a solicitação for finalizada e aprovada, o adiantamento será creditado na conta do banco digital em até um dia útil.

Saque-aniversário do FGTS vai acabar? Lula já confirmou?

O fim ou não da possibilidade do saque-aniversário do FGTS será discutido em reunião do Conselho Curador do FGTS neste mês.

O chefe do Ministério do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho disse que os trabalhadores que solicitarem o saque-aniversário com a Caixa por um empréstimo consignado ou que fizeram o pedido do saque-aniversário vão poder fazer o saque-rescisão a partir do mês de março.

Ou seja, haverá uma mudança significativa: se for demitido, o trabalhador poderá sacar o saldo do FGTS, mesmo que tenha feito o saque-aniversário.