Já pensou na possibilidade de ganhar uma bolsa mensal de R$ 540 para ajudar em um momento de desemprego? Esta possibilidade existe para uma parte da população. Desde 2021, o programa Bolsa Trabalho realiza este tipo de repasse para quem está precisando de ajuda.
Mas o saldo não é voltado para todos os públicos. O Bolsa Trabalho faz parte do sistema do Bolsa do Povo, e é pago pelo governo do estado de São Paulo. Desta forma, apenas os paulistas é que podem ter direito ao saldo mensal, desde que cumpram as demais regras de entrada.
O Bolsa Trabalho é uma espécie de auxílio mensal pago a pessoas que prestam algum tipo de serviço em órgãos públicos. O trabalho precisa ser direcionado pela prefeitura da sua cidade.
Para além do trabalho, o cidadão também precisa realizar um curso de qualificação profissional. Os repasses de R$ 540 são feitos apenas durante cinco meses por CPF.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, o Bolsa Trabalho é voltado para as pessoas que cumprem as seguintes regras:
Vale lembrar que apenas uma pessoa por família pode ser atendida. Para se inscrever, basta entrar no site oficial do Bolsa do Povo. É preciso ter um cadastro no Login SP, e informar os seus dados pessoais.
Ainda de acordo com o governo do estado de São Paulo, a convocação do Bolsa Trabalho é feita através do Diário Oficial do Estado (DOE). Nesta publicação é possível conferir o local e as datas do comparecimento para a entrega da documentação.
“Também é enviado um e-mail e SMS aos contatos informados na inscrição, bem como os municípios podem entrar em contato com o(a) beneficiário(a) por telefone”, diz o governo do estado.
O pagamento do Bolsa Trabalho é feito diretamente no cartão do Bolsa do Povo, que funciona como dispositivo único de repasses para todos os programas sociais do governo do estado de São Paulo.
Nesta terça-feira (26), um outro benefício social começou a ser pago. Estamos falando do Pé-de-meia. Neste caso, os repasses são realizados pelo governo federal, e atendem os estudantes do ensino médio que estão em situação de vulnerabilidade social.
Especificamente nesta terça-feira (26), os pagamentos do Pé-de-meia estão sendo realizados para os estudantes que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Os demais alunos receberão nos próximos dias. Veja no calendário abaixo:
Os valores indicados também foram divulgados pelo Ministério da Educação:
Como dito, todos os estudantes contemplados receberam uma conta poupança digital na Caixa Econômica Federal. Esta conta foi aberta de maneira automática, ou seja, o aluno não precisa se preocupar com este procedimento. Mesmo os estudantes que são menores de idade, terão direito ao acesso.
Se o aluno já tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, o saldo do Pé-de-meia será depositado de maneira direta nesta conta que já está em funcionamento. Neste caso, o banco não deverá criar uma nova. Por outro lado, se ele não tiver uma conta, haverá a abertura automática.