Nesta sexta-feira (24) o Governo Federal está seguindo com mais uma rodada de pagamentos do programa Bolsa Família. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 8. A Caixa Econômica Federal depositou o saldo nas contas desde as primeiras horas desta manhã.
Segundo as regras gerais do benefício, cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar esta quantia. Não é necessário usar todo o dinheiro dentro deste espaço de tempo. Basta uma pequena movimentação nos próximos quatro meses, para que o Governo entenda que o usuário precisa do saldo.
Para movimentar o dinheiro do Bolsa Família não é necessário ir diretamente para uma agência da Caixa Econômica. É possível realizar a movimentação da quantia através do sistema do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque.
Com este código em mãos, o cidadão pode sacar a quantia em um caixa eletrônico, por exemplo. Basta levar o celular consigo para uma agência, gerar a numeração na frente do caixa e digitar o número gerado. Também é possível realizar este procedimento em casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
O cidadão também pode sacar o dinheiro do Bolsa Família através dos cartões do Auxílio Brasil. Dados do antigo Ministério da Cidadania apontam que mais de 8,5 milhões de cartões foram entregues para usuários do programa nos últimos seis meses do ano passado. Embora o benefício tenha mudado de nome, os dispositivos não perderam a validade.
Os pagamentos de fevereiro do Bolsa Família foram iniciados no último dia 13 e devem seguir até o próximo dia 28. Por causa do carnaval, este calendário passou por uma pausa ainda no início desta semana, mas as datas já foram regularizadas.
Cidadãos que possuem o NIS finais 9 e 0 devem receber o saldo apenas nos próximos dias. Quem já recebeu nos dias anteriores, segue podendo movimentar o saldo normalmente, através dos sistemas de movimentação.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações do Bolsa Família para este mês de fevereiro:
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que mais de 21,8 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de fevereiro.
Todos estes usuários estão recebendo o patamar mínimo de R$ 600 por família. Não é possível receber mais de um auxílio dentro de um mesmo núcleo familiar. A média geral de pagamentos para este mês é de R$ 609.
A partir de março, o Bolsa Família deverá entrar em uma nova fase. O novo desenho do programa, contudo, ainda não foi apresentado ao público.