Falta cada vez menos para retomada dos pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deverá ser retomado a partir do próximo dia 18, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o seu benefício. Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber o benefício primeiro do que os outros grupos.
Mas existem casos de pessoas que não vão precisar esperar até a data do pagamento do seu NIS, justamente porque o governo vai permitir a antecipação dos pagamentos do benefício social. Assim eles poderão receber o saldo já na próxima semana.
Segundo informações do ministério Desenvolvimento Social, a antecipação do Bolsa Família será concedida aos usuários que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública. São municípios que foram atingidos por fortes cheias, ou longos períodos de estiagem.
É o caso, por exemplo, do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda sua história. De acordo com a Defesa Civil local, mais de 180 pessoas morreram, e milhares de pessoas perderam tudo em decorrência das fortes chuvas.
Por meio de um decreto publicado na última semana, o governo federal decidiu que todos os usuários do Bolsa Família que residem no estado do Rio Grande do Sul poderão receber o benefício de maneira antecipada até o final deste ano.
Para casos como estes, o bolsa família será pago na próxima quinta-feira (18), independente do final do NIS de cada usuário. Assim, quem tem NIS final 1 poderá receber o benefício na próxima semana. Quem tem NIS final 8 também, e assim sucessivamente.
É importante deixar claro que não é necessário realizar qualquer tipo de solicitação para receber o Bolsa Família de maneira antecipada nesse mês de julho. A antecipação é realizada de maneira automática na conta em que o cidadão já está acostumado a receber os benefícios regulares.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do Bolsa Família para esse mês de julho:
Antes mesmo do início dos pagamentos do Bolsa Família para esse mês de julho, qualquer cidadão pode conferir se está dentro do benefício nesse mês ou não. Para tanto, não é necessário sair de casa, já que a confirmação pode ser feita de maneira remota.
O cidadão pode verificar se foi selecionado para o Bolsa Família de julho através do app do próprio programa social. O aplicativo está disponível para download de maneira gratuita para celulares Android e IOS.
Através do app do Bolsa Família, é possível saber não apenas se vai receber o programa, mas também confirmar os valores que estarão disponíveis em seu nome.
O saldo pago dentro do sistema do Bolsa Família varia de acordo com a quantidade de benefícios internos a que cada cidadão tem direito. Mulheres que possuem filhos menores de 6 anos de idade, por exemplo, podem receber adicionais.