Benefícios Sociais

Regularizei meu cadastro, quando volto a receber o benefício do Bolsa Família? Confira

O Ministério do Desenvolvimento Social está realizando uma revisão do Cadastro Único (CadÚnico), o que está gerando bloqueios de benefícios desde o mês de março. Desta forma, muitas famílias que recebem o Bolsa Família tiveram seus benefícios suspensos devido a inconsistências e divergências nas informações do cadastro.

Sendo assim, os beneficiários que foram bloqueados do programa possuem até 60 dias desde a negativa para regularizar a situação, e deste modo, voltar a receber o benefício. Assim, para realizar o desbloqueio, é preciso comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar a atualização dos dados do CadÚnico.

Caso isso não seja feito até o prazo estabelecido, o bloqueio temporário do benefício irá se tornar permanente. Isto é, a família será excluída do programa e não receberá mais os pagamentos. Por outro lado, aqueles que conseguirem ir ao CRAS dentro do prazo, e realizarem a atualização do CadÚnico, voltarão a receber o Bolsa Família.

Nesse sentido, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que os beneficiários que foram bloqueados, mas regularizaram a situação, poderão receber as parcelas retroativas, ou seja, receberão os pagamentos dos meses em que o benefício estava bloqueado.

Todavia, o próprio ministro afirmou que o prazo de desbloqueio, após averiguação dos novos dados fornecidos pelo beneficiário, pode variar de 15 a 45 dias.

Nesse sentido, o nível de irregularidade do cadastro anterior é fator determinante no prazo de desbloqueio dos repasses.  Além disso, também são levados em consideração a quantidade de pessoas na fila de espera, assim como o número de profissionais disponíveis.

Bloqueio do Bolsa Família

O bloqueio do Bolsa Família ocorre devido à averiguação cadastral que está ocorrendo em seu sistema de cadastros, o CadÚnico. Sendo assim, é necessário que os beneficiários estejam com as informações em dia no sistema, sendo que um bloqueio do cadastro implica na interrupção dos pagamentos.

Desta maneira, para saber se o Bolsa Família será bloqueado, basta que o cidadão saiba sua situação cadastral. Para isso, é preciso realizar a consulta, que pode ser feita através do site ou aplicativo Cadastro Único (Android e iOS). Os segurados também possuem a opção de consultar pelo Portal Cidadão, da Caixa Econômica Federal.

Por fim, o próprio aplicativo do Bolsa Família notifica os beneficiários quando há algum problema com o cadastro. Desta maneira, desde o começo da atualização do CadÚnico o App está notificando beneficiários para que se dirijam ao CRAS para a regularização, sendo que também pode notificar o bloqueio do programa.

Pagamentos do Bolsa Família em maio

A Caixa já liberou o calendário completo dos pagamentos do Bolsa Família em maio. Sendo assim, como de costume, os pagamentos serão feitos de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Confira a seguir o calendário:

  • NIS final 1: dia 18 de maio;
  • NIS final 2: dia 19 de maio;
  • NIS final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado, 20);
  • NIS final 4: dia 23 de maio;
  • NIS final 5: dia 24 de maio;
  • NIS final 6: dia 25 de maio;
  • NIS final 7: dia 26 de maio;
  • NIS final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado, 27);
  • NIS final 9: dia 30 de maio;
  • NIS final 0: dia 31 de maio.

Com relação aos pagamentos do Bolsa Família, o depósito é feito diretamente na conta digital do Caixa Tem do beneficiário titular do programa. Além disso, a verificação também pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.