Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. Esse é o maior programa de transferência de renda do país. Mais de 20 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Assim como nos meses anteriores, o Bolsa Família será pago nos 10 últimos dias úteis desse mês de setembro. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Essa é a numeração que identifica todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico do governo federal.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de setembro, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social:
Nesse mês de setembro, o governo federal deverá seguir com a lógica de pagamentos base de R$ 600 por grupo familiar. Mas para além desse valor base, o poder executivo também deve liberar os tradicionais adicionais. Estamos falando de benefícios extras que são pagos dentro do sistema do benefício social.
São justamente esses adicionais que fazem com que os valores dos pagamentos do Bolsa Família sejam elevados para a grande maioria das pessoas. No último mês de agosto, por exemplo, dados oficiais apontam que a média de pagamentos do programa social ficou na casa dos R$ 680.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de adicionais que serão pagos dentro do sistema do Bolsa Família nesse mês de setembro:
A boa notícia é que você não precisa solicitar os benefícios adicionais do Bolsa Família. Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, as pessoas que têm direito aos benefícios extras recebem o saldo automaticamente na mesma conta em que já estão acostumadas a receber o benefício regular.
Essa é uma informação importante porque normalmente criminosos se aproveitam da situação para afirmar que o cidadão precisa clicar em alguma espécie de link para receber o benefício do Bolsa Família. Segundo as informações do governo federal, essa movimentação não existe. Trata-se, portanto, de um golpe.
Outro ponto que normalmente gera muita curiosidade entre os usuários do Bolsa Família é o pagamento do Auxílio-gás nacional. Esse é o programa que realiza liberações em dinheiro para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.
Nesse mês de setembro, no entanto, não há previsão de pagamento do Auxílio-gás nacional. Segundo as informações oficiais, esse é um projeto de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em agosto, a próxima não deve acontecer em setembro, mas apenas em outubro.