O mês de fevereiro é sinônimo de carnaval para milhões de pessoas ao redor do Brasil. A maior festa popular do país deverá impactar o funcionamento de serviços nos próximos dias, e não será diferente com os pagamentos do Bolsa Família. O calendário de liberações do benefício vai ser impactado pelos dias da festa de Momo.
O primeiro impacto acontece na data de início das liberações. Normalmente, o saldo começa a ser pago entre os dias 17 e 19 de cada mês. Para este mês de fevereiro, a previsão é que as liberações comecem já a partir do dia 13. Na prática, este fenômeno vai fazer com que os usuários tenham um intervalo menor entre os pagamentos de janeiro e fevereiro.
O calendário também deverá sofrer um impacto nos dias das liberações. O carnaval é uma festa que implica em uma série de dias facultativos, que são escolhidos pelas prefeituras de cada cidade. Diante deste fato, o Governo Federal decidiu cancelar os pagamentos em alguns dias que normalmente são considerados úteis, mas que podem ser transformados em facultativos por gestões municipais.
Não há previsão de pagamentos do Bolsa Família na segunda-feira (20) e nem na terça-feira (21). Nestes dias, bancos estarão fechados em todo o país. Segundo o calendário, os depósitos voltarão apenas a partir da quarta-feira (22), conhecida popularmente como quarta-feira de cinzas.
Embora os repasses sejam liberados a partir das primeiras horas do dia, o fato é que os bancos só devem abrir na quarta-feira de cinzas a partir do meio-dia. Assim, mesmo as pessoas que receberão o saldo nesta data, terão que esperar mais um pouco para conseguir movimentar o benefício, caso queiram usar o dinheiro em espécie através de atendimento no caixa.
Com a chegada do carnaval, o calendário passa por algumas interrupções ao longo das próximas semanas. Veja o detalhamento abaixo:
Importante notar que o Governo Federal não precisou realizar alterações no calendário em relação às datas que foram divulgadas inicialmente este ano. Já naquela primeira divulgação, o Ministério estava prevendo esta interrupção de repasses por causa do carnaval neste mês de fevereiro.
Mesmo com esta paralisação, o fato é que os usuários do Bolsa Família podem movimentar o dinheiro do programa mesmo no período das festas de carnaval, sobretudo se você faz parte dos grupos que recebem o saldo antes da festa.
O cidadão pode movimentar a quantia através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque. O indivíduo pode sacar a quantia usando o sistema de caixa eletrônico dos bancos.
Vale lembrar que cada usuário tem um prazo de 120 dias para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Para o saldo do vale-gás nacional, este prazo é de 90 dias.