Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Bolsa Família terá retorno dos usuários automaticamente na CAIXA

O Governo Federal iniciou nesta última semana os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial. E mesmo a esta altura do campeonato, muita gente ainda tem dúvidas sobre o retorno para o Bolsa Família depois do fim do programa novo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, que reponde pelo Auxílio e pelo Bolsa Família, cerca de 10 dos 14 milhões dos usuários do Bolsa migraram para o projeto novo. Quando esse programa novo chegar ao fim, os usuários irão voltar para o anterior.

Segundo informações do Ministério da Economia, a expectativa é que o Auxílio tenha quatro pagamentos. Como dito, o Governo começou a liberar o segundo. Assim, faltariam portanto mais duas parcelas. Nesse ritmo, os repasses devem acabar no próximo mês de julho.

Quando esse Auxílio acabar, essas pessoas não precisam se preocupar. Todas elas voltarão automaticamente para o Bolsa Família. Não vai ser preciso fazer nenhum tipo de nova inscrição. Também não será necessário realizar nenhum registro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade.

Essa é uma questão que estava tirando o sono de muita gente. Nas redes sociais, várias pessoas estavam mandando mensagens para o Dataprev para perguntar sobre esse tema. No entanto, o Governo garante que não há com o que se preocupar.

Auxílio Emergencial

Isso só vale para as pessoas que estão recebendo o Auxílio Emergencial via Bolsa Família. Os informais, por exemplo, não se encaixam nesta lógica. Isso porque eles não recebiam o programa anterior. Dessa forma, em tese, eles ainda ficarão sem nenhum benefício quando saírem do projeto atual.

O Governo Federal até tem um programa de reformulação do Bolsa Família. Nessa nova versão, mais pessoas poderiam entrar no projeto. No entanto, se sabe que não dá para colocar todo mundo que sair do Auxílio no novo benefício. Entraria portanto apenas uma parte.

A ideia do Governo é fazer com que o novo Bolsa Família fique pronto ainda no próximo mês de agosto. Assim, ele acabaria servindo justamente para amparar as pessoas que fossem saindo do Auxílio Emergencial. No entanto, ainda não há nada de oficial sobre esse tema.

Bolsa Família

Uma ala do Governo Federal e do Congresso Nacional está trabalhando para tentar prorrogar o atual Auxílio Emergencial. A ideia de boa parte dos parlamentares é esticar esses pagamentos até o próximo mês de novembro desta ano. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda não falou sobre esse assunto.

Em entrevista recente, ele apenas disse que há sim uma possibilidade de prorrogação do benefício. Ele se baseia portanto no fato de que uma parte do dinheiro do programa vai sobrar. Essa parte desse montante poderia ir também para uma nova leva de beneficiários.

Independente disso, o fato é que os usuários do Bolsa Família não precisam se preocupar. Se o Auxílio terminar em julho ou em novembro, não fará a menor diferença. Assim que o programa chegar ao fim, essas pessoas voltarão automaticamente para o programa anterior, esteja ele reformulado ou não.

21 Comentários
  1. Sandra Souza Oliveira Diz

    Estou desempregada,sem bolsa família e sem auxílio emergencial,já proucurei o setor atualizei meu cadastro até agora nada. Fiquei desempregada por causa da pandemia tenho 2 filhos.muito triste isso

  2. Carla Diz

    Tenho bolsa família , não tenho outra renda fora essa ,em 2020 recebi o auxílio mas agora em 2021 não recebi o que posso fazer faz fiz a contestação 2 x e foi renegado

  3. Antonia pereira de carvalho Diz

    Com mais de ano que não recebo o bolsa família e nunca recebi nenhum auxílio emergencial tenho duas crianças e até agora nada vou colocar na justiça porque estou passando necessidade e tem gente que tem condições e recebe o auxílio ou o bolsa família

  4. Milca Diz

    E bem isso eu tenho duas filhas pago aluguel e não consegui receber também eu tenho cadastro único e não consegui receber nada da difícil eu tenho uma bebê de oito meses e agora tenho que cuidar de uma senhora aqui na minha casa e ganho 350 reais

  5. Patrícia Ribeiro Diz

    Não recebi o auxílio ano passado e nem esse ano já coloquei na justiça e até hoje nada

  6. Zuleide Natalina Nagliatti Carneiro Seichert Diz

    Ano passado 2020 eu recebi todos os auxílio emergencial e este ano 2021 não veio não recebi nada Gostaria de saber porque

  7. Odimara Diz

    Estou desempregada desde o ano passado fiz o cadastro para o auxílio emergêncial e não foi aprovado do o cadastro do bolsa família e também não foi aprovado até hoje e tenho um filho de seis anos já perdi as contas das vezes q fui atrás e não consigo se eu não precisasse eu não insistia porque sei q assim como eu tem muitas pessoas q estão precisando por isso pesso pra pessoa q cuida da seleção dos beneficiários q revise direito porque tem gente q não precisa recebendo e quem realmente precisa não nada.

  8. Ana cristina silva Pereira Diz

    O meu bolsa família foi bloqueado eu não estou trabalhando não estou conseguindo agenda para passar no cras eles fala que não têm vaga o que eu faco

  9. Natalia Sampaio de Melo Diz

    Sou chefe de família não consegui receber o auxílio 2021, fiz cadastro pra receber o bolsa família já tem 3 meses e nada de resposta, tenho 3 filhos o mais novo tem 10 meses preciso de ajuda e não recebo ajuda alguma do governo

  10. Franisca erenilda galdino Diz

    Eu era Du bouça família e cortaram éu não tenho renda nem uma estou desempregado não tenho nem uma fonte de renda como vouta prá fazer o cadastro do bouça família

  11. Jessica Diz

    Sou chef de família, recebi o auxílio em 2020, esse ano não recebi ,pq não fui aprovada ,se não tenho nenhuma renda ,e sou mãe chef de família o que fazer?

  12. Márcia Freitas Lima Diz

    Como faço pra receber bolsa Família sem ter filho pequeno?

  13. Juliana Paula da Silva morais Diz

    Estava recebendo seguro, e meu auxílio não veio junto com meu bolsa família, meu seguro acabou o mês passado será que agora eu vou receber. Já fui no CRAS eles disse pra esperar pra ver se vai vir.

  14. Lucineide França Belém Diz

    Eu ñ fui aprovada no cadastro do bolsa família sera se vão mim coloca quando o auxílio emergência acaba vcs podem mim emforma pq eu fiz o cadastro a dois ano e ñ fui a provada fiz em 2019 dia 24 de outubro

  15. ROZANGELA FRANCISCA DA SILVA Diz

    Bom dia meu auxílio emergencial recebia desde de abril e quando foi no mês de setembro cortaram não trabalho de carteira assinada queria saber o pq disso.

  16. Antônia Gleuma Pereira Gomes Diz

    tinha o cadastro do blusa recebia foi bloqueado depois cancelado pq eu tinha
    dizendo q eu recebia mas a a o declarado tirei meu ex marido e bloqeou mesmo assim .então foi transferido pro meu pai o meu nome para o cadastro dele e constava a ele recebia em meu nome .2 anos depois fiz pra mim um cadastro e até agora nao fui aceita não veio pra mim e n recebo o auxílio emergêncial e nunca recebi.o q faço pra ser aprovada no cadastro do bolsa?

  17. MICAELE Diz

    Vc faz uma agendamento no 156 marca a data e o horário pra pode ir no cras

  18. Eliane Soares Oliveira Diz

    Meu auxílio foi cancelado,o que fazer pra provar que não tô trabalhando com carteira assinada?

  19. Ricardo Celio Lemos Diz

    Como faço para entrar no programa bolsa família sem ser preciso de recorrer ao CRASS?

    1. MICAELE Diz

      Vc faz uma agendamento no 156 ai vc marca a data e o horário pra pode ir no cras

    2. Ana Diz

      Olá não tem como meu amigo vc terá q ir no cras pra poder fazer o cadunico e vê se vc vai ser selecionado pro programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.