Oficialmente, o Bolsa Família do governo federal deverá ser retomado apenas a partir da próxima segunda-feira (19). O que nem todo mundo sabe, é que algumas pessoas que fazem parte do programa poderão antecipar as liberações e receber o benefício ainda neste final de semana.
Essa é uma informação que certamente agrada milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família todos os meses. Antecipar os pagamentos pode ajudar a pagar aquela conta que está atrasada, ou a fazer aquela feira já nos próximos dias.
Contudo, o fato é que nem todos os usuários que fazem parte do Bolsa Família poderão antecipar o benefício para esse sábado (17). O governo federal já confirmou quais serão os grupos que poderão ter esse direito no próximo final de semana.
Em regra geral, o governo federal costuma antecipar os pagamentos do Bolsa Família de todas as pessoas que recebem oficialmente benefícios nas segundas-feiras. Quem tem Número de Identificação Social (NIS) final 1, por exemplo, receberia oficialmente o benefício apenas na segunda-feira (19).
Nesse caso, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome garante que os pagamentos serão antecipados, e esse grupo poderá movimentar a quantia já a partir do próximo sábado (17).
Quem também vai poder antecipar os pagamentos do Bolsa Família nesse mês de agosto são os usuários do programa que residem no Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de quase 200 mortos, além de milhares de desalojados e desabrigados.
Por meio de um decreto, o governo federal decidiu que vai liberar o Bolsa Família para esse grupo de pessoas sempre no primeiro dia de liberação do programa social em cada mês. A regra é válida até o final desse ano.
Isso quer dizer que se você é usuário do Bolsa Família e reside no Rio Grande do Sul poderá, em tese, receber o benefício na segunda-feira (19). Como esse dia é uma segunda, a movimentação poderá ser feita já a partir do sábado (17).
É importante lembrar que essa é uma regra que vale não apenas para os cidadãos que residem no Rio Grande do Sul, mas para todos os usuários do Bolsa Família que residem em cidades que se encontram em situação de emergência, ou de calamidade pública, oficialmente reconhecida pelo Governo Federal.
O governo federal afirma que as regras de entrada para o Bolsa Família desse mês de agosto seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso seguir os dois passos abaixo:
Mesmo as pessoas que seguem as duas regras acima, ainda não estão oficialmente garantidas no programa social. Isso porque o governo federal seleciona as pessoas com base no espaço orçamentário disponível naquele determinado mês.
Como dito, neste mês de agosto, o Bolsa Família será retomado no dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, tomando como base o calendário divulgado pelo Governo Federal: