Oficialmente, o governo federal realiza nesta sexta-feira (23) a última liberação da semana do programa Bolsa Família. Hoje, o saldo está sendo liberado para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
O que nem todo mundo sabe, é que o governo federal decidiu liberar ainda nesta semana mais um pagamento do Bolsa Família. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o plano é antecipar o saldo para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7.
Para estas pessoas, a ideia geral do governo federal é antecipar os pagamentos já para este sábado (24). O dinheiro será depositado na conta já nas primeiras horas da manhã através da Caixa Econômica Federal.
Abaixo, você pode conferir o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família para este mês de fevereiro:
É de costume do governo federal antecipar os pagamentos do Bolsa Família de todas as pessoas que recebem o saldo nas segundas. Nestes casos, o cidadão pode movimentar a quantia desde o sábado imediatamente anterior.
De resto, as regras de movimentação seguem as mesmas. Para usar a quantia do Bolsa Família, basta usar o aplicativo do Caixa Tem. O uso, aliás, pode ser feito mesmo nos finais de semana.
O aplicativo do Caixa Tem pode ser baixado de maneira gratuita em celulares com sistema Android e iOS. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Neste mês de fevereiro os valores do Bolsa Família partem sempre de uma base de R$ 600 por família. Este patamar, no entanto, pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de adicionais internos a que um cidadão tem direito.
Abaixo, você pode conferir quais benefícios internos estão sendo pagos neste momento:
Em 2024, as regras de entrada no sistema do Bolsa Família são as mesmas que se registraram em anos anteriores. Para ter direito ao benefício é necessário:
Quem já está dentro do Bolsa Família também precisa manter uma série de condicionantes como:
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima da sua residência.