O final de semana chegou, mas os pagamentos do programa Bolsa Família seguem. Neste sábado (25), o Governo Federal está antecipando as liberações do benefício para uma parcela dos usuários. A ideia é liberar o saldo para quem oficialmente receberia o dinheiro apenas na segunda-feira (27).
Estamos falando do grupo de beneficiários que possui o Número de Identificação Social (NIS) final 9. De acordo com o calendário oficial de liberações, estas pessoas receberiam o saldo apenas na segunda-feira (27), mas o Governo decidiu antecipar estes depósitos para este sábado (25).
Não se trata de uma prática nova. Todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome opta por antecipar os pagamentos de todas as pessoas que recebem nas segundas. A ideia é que a liberação aconteça sempre no sábado imediatamente anterior, respeitando sempre as regras básicas de movimentação.
O cidadão que possui o NIS final 9 e não pode ou não deseja movimentar o dinheiro hoje, não precisa se preocupar. Ele poderá usar a quantia na segunda-feira (27) normalmente. Pelas regras gerais do Bolsa Família, todos usuários têm um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o saldo do programa social.
Com a liberação antecipada do Bolsa Família para este grupo, resta apenas os pagamentos do projeto para as pessoas que possuem o NIS final 0. Conforme o ritmo oficial do calendário de depósitos, estes cidadãos deverão receber o benefício apenas a partir da próxima terça-feira (28), como já estava previsto inicialmente.
Os pagamentos do Bolsa Família neste mês de fevereiro começaram no último dia 13. Cidadãos que possuem o NIS finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 também já podem movimentar o saldo, já que os seus depósitos ocorreram em dias anteriores.
Neste mês, os pagamentos aconteceram mais cedo por causa da realização do carnaval no Brasil. O calendário apontou uma pausa no início desta semana, mas os repasses já foram normalizados. Veja no calendário abaixo:
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 21,8 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de fevereiro.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, estima-se que pouco mais de 100 mil usuários tenham perdido o direito de receber o benefício. De todo modo, a queda mais significativa ainda deve acontecer nas próximas semanas.
Em entrevista, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) disse que a expectativa é de que até 2,5 milhões de pessoas percam o direito de receber o benefício antes do início das liberações de março do projeto social.