O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou no último sábado (11) que vai suspender a averiguação cadastral do Bolsa Família para os beneficiários do Rio Grande do Sul.
Dessa forma, as famílias que fazem parte do programa poderão ficar despreocupadas com relação ao bloqueio do benefício nos próximos meses. A seguir, confira mais detalhes e veja quando serão os próximos pagamentos.
Desde a reformulação do Bolsa Família, o Governo Federal, em parceria com o MDS, instituiu a política de averiguação cadastral dos beneficiários.
Por meio dessa iniciativa, os órgãos competentes realizam a análise dos cadastros, a fim de identificar possíveis fraudes e inconsistências. Assim, aqueles que não se adéquam às regras do programa têm o benefício bloqueado.
Contudo, a partir deste mês, as verificações para os moradores do Rio Grande do Sul estarão suspensas. Ao todo, 252 mil pessoas que haviam sido convocadas para regularização do cadastro estarão dispensadas do procedimento.
“A medida visa manter os pagamentos de benefícios e suspender repercussões que resultem na interrupção do pagamento, como bloqueios e cancelamentos.” divulgou o MDS.
A suspensão da averiguação cadastral no estado gaúcho se estenderá até dezembro de 2024, garantindo a renda mensal para todos os beneficiários, sem risco de perda do benefício.
No mês anterior, o MDS realizou a última averiguação cadastral, o que resultou em uma lista de famílias que teriam o Bolsa Família bloqueado em maio.
O motivo do bloqueio seria a falta de regularização cadastral dentro dos prazos estabelecidos e procedimentos necessários para manter a sua regularidade.
Porém, além da iniciativa anterior, o MDS também irá suspender o bloqueio do benefício para estas famílias. Dessa forma, este grupo poderá retomar os pagamentos no início do próximo calendário.
Os repasses do Bolsa Família em maio de 2024 têm previsão para iniciarem na próxima sexta-feira (17), com encerramento no dia 30.
Os pagamentos seguem o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Assim, a cada dia um novo grupo pode ter acesso aos recursos do programa.
No entanto, haverá a antecipação dos pagamentos para as pessoas que moram em municípios onde houve declaração oficial de calamidade pública, incluindo cidades do Rio Grande do Sul.
Para estas pessoas, o pagamento será unificado no dia 17 de maio, sem considerar o último número do NIS.
Em maio, o valor do Bolsa Família vai seguir as mesmas regras dos meses anteriores. Dessa maneira, o pagamento será variável para cada família.
Isso porque haverá o pagamento do valor base do programa, mas ainda será possível aumentar a parcela por conta dos bônus do Bolsa Família.
Assim, a composição da parcela ficará da seguinte forma este mês:
Os beneficiários do Bolsa Família podem utilizar os canais oficiais do programa e da Caixa Econômica Federal para fazer a consulta do benefício. Conheça quais são:
Para fazer o saque dos valores, os inscritos podem utilizar os canais que a Caixa disponibiliza (caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, o banco também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível movimentar o pagamento do Bolsa Família e realizar transferências, PIX, pagar boletos, recarregar celular e acessar vários outros serviços disponíveis.