A espera está chegando ao fim. Dentro de pouco menos de 24 horas o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas regiões do país poderão receber o saldo em suas contas.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, nem todo mundo vai poder receber o benefício em uma mesma data. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome já confirmou que em novembro vai seguir dividindo as datas de repasses de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
O Ministério também confirmou que os repasses do Bolsa Família devem ocorrer entre os dias 17 e 30 deste mês. Quem tem NIS final 1, por exemplo, vai poder receber o saldo já nesta sexta-feira (17). O NIS final 2 fica oficialmente para a segunda-feira (20), e assim sucessivamente.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado do Bolsa Família para este mês de novembro, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
As regras de entrada do Bolsa Família neste mês de novembro seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é necessário seguir as seguintes normas:
Mesmo as pessoas que seguem estas duas regras ainda não estão automaticamente garantidas no benefício social. É necessário aguardar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome.
Para saber se você está entre os selecionados ao recebimento do Bolsa Família neste mês de novembro, não é preciso sair de casa. Através do app oficial do programa, que já está disponível para download, o cidadão pode conferir se entrou na folha de pagamentos.
Para este mês de novembro, o Ministério também já confirmou a lista completa de adicionais que serão pagos a partir desta sexta-feira (17). A grande novidade é a inclusão de um bônus de R$ 50 para famílias que contam com bebês de até seis meses de idade.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de benefícios internos do Bolsa Família para este mês de novembro:
Não há previsão de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de novembro. Isso acontece porque este é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Por esta lógica, a próxima liberação deve ocorrer apenas em dezembro.
O Ministério, aliás, já divulgou o calendário detalhado do Auxílio-gás para o próximo mês. Veja abaixo: