Entender a diferença entre bloqueado e cancelado, em se tratando do cadastro do Bolsa Família, é muito importante para compreender melhor o que pode estar acontecendo com o cadastro da sua família.
Pensando nisso, reunimos informações importantes sobre esse assunto, para que você possa tirar as suas dúvidas. Acompanhe!
Apesar de ambos os termos serem usados com bastante frequência em anúncios e publicações nas redes sociais, nem todas as pessoas sabem, verdadeiramente, a diferença entre bloqueado e cancelado. Basicamente, podemos pensar na seguinte diferenciação:
Então, se fôssemos pensar de uma forma resumida sobre a diferença entre bloqueado e cancelado, podemos entender assim: basicamente, no primeiro caso há uma suspeita de irregularidade, enquanto no segundo há uma constatação de que algo está errado.
Consequentemente, no primeiro caso a família pode contestar de forma mais fácil, já no segundo, as chances de sucesso na contestação podem ser menores. Afinal de contas, é bem provável que alguma irregularidade foi detectada em algum pente-fino, por exemplo.
Agora, você já pode entender melhor a diferença entre bloqueado e cancelado e verificar qual a situação do seu cadastro. Além disso, no próximo tópico trazemos mais informações do que fazer em cada situação. Continue lendo.
Independentemente da diferença entre bloqueado e cancelado, muitas famílias declaram que tanto o bloqueio quanto o cancelamento acontecem de forma equivocada. Com isso, acabam se sentindo prejudicadas, já que perdem o direito de sacar o valor mensalmente.
Nessas situações, é importante contestar o que foi constatado na hora em que houve o corte no pagamento do benefício. E como isso pode ser feito? Primeiro, é importante entender qual foi a irregularidade encontrada no seu cadastro.
Depois disso, você poderá procurar o CRAS mais próximo para atualizar as suas informações e declarar o que realmente é verdade. Por exemplo, se constataram uma renda maior na sua família, mas isso não é verdade, leve os comprovantes de renda atualizados até o CRAS, a fim de organizar a situação e retomar o pagamento do Bolsa Família.
Essa ação é válida nas duas situações, de bloqueio e cancelamento.