O Governo Federal retomou nesta semana os pagamentos de mais uma rodada do programa Bolsa Família. Nesta terça-feira (21), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2. Desde as primeiras horas da manhã, o dinheiro está disponível na conta, podendo ser movimentado.
Mas de que conta estamos falando? Afinal, o cidadão precisa se dirigir até um banco para abrir a sua própria conta para receber o benefício do Governo Federal? De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não. O usuário não precisa se preocupar com este procedimento.
“Sempre que o cadastro estiver com informações completas e o dado correto do CPF do Responsável pela Família, automaticamente é aberta a Conta Poupança Social Digital e nela são depositadas as parcelas mensais dos benefícios”, diz o Ministério em documento lançado nesta segunda-feira (20).
A pasta lembra ainda que a criação da conta poupança social digital não tem nenhum tipo de custo. O usuário do Bolsa Família não vai precisar gastar dinheiro com a abertura da conta, e nem mesmo com nenhum tipo de tarifa de manutenção.
“Caso não seja possível abrir uma conta bancária, uma conta social é aberta e os valores disponibilizados à família”, diz o Ministério.
Segundo informações do Governo Federal, existem diversas formas de movimentar o dinheiro do programa Bolsa Família. Abaixo, listamos as principais delas:
Note que o cidadão também pode movimentar o dinheiro do Bolsa Família através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo em questão, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo usar o sistema de Pix.
Através do Caixa Tem, o cidadão também pode utilizar a opção de geração de um código para saques. Com esta numeração em mãos, o indivíduo poderá sacar a quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Dados mais recentes do antigo Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 8 milhões de pessoas receberam os cartões do Auxílio Brasil no decorrer do ano passado. Tais dispositivos seguem funcionando normalmente agora.
“Quem já é beneficiário pode continuar sacando os benefícios com o cartão que possui atualmente. Os novos beneficiários receberão cartões no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único”, diz o Ministério.
Os demais cartões deverão ser entregues para os usuários a partir do próximo mês de abril, pelos Correios.
Os pagamentos de março do programa Bolsa Família começaram na última segunda-feira (20). A expectativa do Governo é de que pouco mais de 21 milhões de pessoas recebam o dinheiro do benefício até o próximo dia 31. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações.