Nesta sexta-feira (17/11), a Caixa Econômica Federal inicia os repasses do Bolsa Família referente a novembro. A princípio, os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) 1 já poderão receber a sua parcela.
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil e atende mais de 20 milhões de brasileiros. Através dele, os beneficiários podem garantir acesso a renda para a sua subsistência, de forma a diminuir a pobreza no país.
A seguir, confira todos os detalhes do pagamento de novembro, os valores e confira o calendário completo com todas as datas de repasse.
Os beneficiários do Bolsa Família com o NIS final 1 já poderão receber o pagamento nesta sexta-feira (17/11). No entanto, é importante lembrar que o valor do benefício não é o mesmo para todos os inscritos.
Isso porque a parcela depende da composição familiar. Em primeiro lugar, todas as famílias já têm o pagamento mínimo de R$ 600 garantido. Além disso, as famílias maiores poderão se enquadrar na regra que determina o pagamento mínimo de R$ 142 por cada integrante, garantindo uma renda ainda maior.
O Governo Federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), também já confirmou que neste mês haverá o pagamento bônus do Bolsa Família.
Este pagamento, que já ocorreu nos meses anteriores, será repassado para as famílias que se enquadram nas regras de recebimento. Trata-se de uma acréscimo no valor do benefício para as seguintes pessoas:
Todas as pessoas que se encaixam em um desses grupos e participam do programa receberão o pagamento bônus em novembro. Mas é importante ficar atento. Isso porque é necessário manter os seus dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais) para garantir que o programa identifique que você tem direito ao benefício adicional.
Os pagamentos do Bolsa Família de novembro começam nesta sexta e seguirão até o dia 30 de novembro. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses e organiza o calendário seguindo o último dígito do NIS dos beneficiários.
Este mês, dois novos grupos poderão receber as parcelas antecipadamente. Isso porque o Governo Federal criou uma nova regra para garantir que as pessoas que recebem na segunda-feira já tenham acesso ao benefício no sábado anterior. Assim, confira todas as datas:
A Caixa Econômica realiza os depósitos do Bolsa Família na conta social dos inscritos. Dessa forma, é possível acessar o pagamento por meio do aplicativo Caixa Tem, que está disponível para aparelhos Android e IOS.
Por meio dele, os beneficiários do programa podem realizar transferências bancárias, pagamento de boletos, PIX, recarga de celular e ainda acessar diversos serviços bancários da Caixa sem sair de casa.
Mas, para aqueles que desejam fazer o saque em dinheiro, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento:
O saque pode ser realizado com o cartão do benefício. Mas também é possível sacar o benefício sem o cartão, utilizando o aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta gerar um código de saque no app, se dirigir a um caixa eletrônico do banco e selecionar a opção “saque sem cartão”. Na sequência, é só seguir as orientações da tela.
Os beneficiários do Bolsa Família também podem fazer o saque sem cartão em uma lotérica. Assim, basta informar o código do Caixa Tem para o atendente para receber o pagamento.