Nesta quinta-feira (23), a Caixa Econômica Federal realiza os depósitos do Bolsa Família para um novo grupo de beneficiários. Os repasses que começaram no dia 17, têm previsão de encerramento para o dia 30 de maio.
Ao todo, milhões de famílias brasileiras em estado de vulnerabilidade receberão o benefício este mês. Assim, faz com que o programa cumpra o seu propósito de diminuição da pobreza.
A seguir, confira todos os detalhes sobre os pagamentos do Bolsa Família de maio, veja como acessar os recursos e o calendário completo.
Os depósitos do Bolsa Família são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que considera o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos do programa.
Nesta quinta, já estão disponíveis os pagamentos de todos que possuem o NIS com final 5.
Assim como nos meses anteriores, o Bolsa Família de maio continuará a oferecer a parcela mínima de R$ 600 para todos os inscritos no programa.
Além disso, os beneficiários também podem garantir o aumento da sua renda mensal através dos bônus do Bolsa Família. São acréscimos que o governo realiza nas parcelas para as famílias que possuem os seguintes membros:
Ademais, é válido lembrar que os acréscimos são cumulativos. Isso significa que quanto maior a família, maior será o valor da parcela, desde que ela contenha membros que se enquadrem nos requisitos de recebimento.
Neste mês, o Bolsa Família já realizou duas antecipações para os beneficiários do Bolsa Família:
Contudo, ainda resta um grupo que poderá receber o pagamento do Bolsa Família antecipado em maio. Trata-se daqueles que possuem o NIS com final 27.
Para este grupo, os depósitos serão realizados no dia 25, uma vez que o pagamento está previsto para a próxima segunda-feira. Dessa forma, já será possível realizar o saque o movimentar o saldo no próximo sábado (25/05).
Os beneficiários do Bolsa Família podem utilizar os canais de atendimento da Caixa para o saque do benefício:
Além disso, também está disponível para todos os inscritos o acesso ao aplicativo Caixa Tem. O app dá acesso à conta social digital, onde acontece os depósitos do Bolsa Família, além de oferecer uma série de serviços.
Dessa maneira, os beneficiários conseguem realizar transações como pagamento de boletos, transferências via PIX, recarga de celular e várias outras.
Ademais, o Caixa Tem também permite o saque do Bolsa Família sem o cartão. Para utilizar essa função, basta gerar um código de saque no app e se dirigir a uma lotérica ou caixa eletrônico em até 2 horas para sacar o benefício.
Para maior comodidade dos inscritos, o programa conta com diversos canais de atendimento. Além disso, o seu acesso pode ser feito sem sair de casa, por meio da internet ou telefone. Confira todas as opções disponíveis: