Durante o mês de abril, os beneficiários do Bolsa Família de 5 estados brasileiros poderão garantir a antecipação dos pagamentos. A iniciativa do Governo Federal visa beneficiar os municípios que passaram por situação de calamidade pública por desastre natural.
A seguir, entenda tudo sobre a iniciativa, confira os estados que receberão antecipação este mês e as datas oficiais dos repasses.
Desde o início do ano, vários lugares do Brasil passaram a sofrer com chuvas devastadoras, o que impactou diretamente milhares de pessoas no país.
Dessa maneira, pensando em ajudar essas famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família. Assim, poderá garantir a renda dias antes da data oficial.
Ao todo, 5 estados brasileiros poderão receber antecipadamente. Portanto, confira quais são:
Os repasses do Bolsa Família de abril estão previstos para começar no próximo dia 17, com conclusão para o dia 30/04. A cada dia, um novo grupo recebe o benefício, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
No entanto, para aqueles que terão o pagamento do Bolsa Família antecipado em abril, os repasses ocorrerão no dia 17, independente do final do NIS.
Os demais beneficiários receberão seguindo o calendário oficial normalmente. Assim, confira todas as datas:
Em abril, os beneficiários do Bolsa Família poderão contar com um valor extra no pagamento. Isso porque, este mês, também haverá o repasse do Auxílio Gás.
O Auxílio Gás é um benefício assistencial que ajuda as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha. O seu pagamento ocorre a cada dois meses. Assim, como o último repasse aconteceu em fevereiro, este mês haverá uma nova rodada.
O valor exato do Auxílio Gás de abril ainda não foi divulgado, pois depende da média nacional no preço do botijão de gás dos últimos 6 meses. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável por divulgar essa informação no início de cada mês.
Além do valor extra do Auxílio Gás que milhares de beneficiários terão este mês, todos os inscritos no Bolsa Família poderão garantir o valor regular mais os acréscimos.
De modo geral, todas as pessoas beneficiárias têm o direito de receber o pagamento mínimo de R$ 600. No entanto, também é possível aumentar a renda com os bônus do Bolsa Família. Veja quem tem direito e o valor de cada acréscimo:
Fazer a consulta do Bolsa Família é muito simples e prático. Isso porque os beneficiários só precisarão de um celular com acesso a internet para acessar um dos canais de consulta. Veja quais são: