Esta quinta-feira (19) é um dia especial, sobretudo para um grupo específico de usuários do Bolsa Família. Hoje, o maior programa de transferência de renda do país realiza repasses para os cidadãos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3.
A Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos do benefício, informa que os saldos foram liberados para esse público desde as primeiras horas da manhã, e já pode ser movimentado.
A boa notícia é que você não precisa sair de casa para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Quem tem NIS final 3 pode movimentar o benefício de maneira remota através do aplicativo Caixa Tem. A aplicação é gratuita e já está disponível para download em celulares Android e iOS.
Com o Caixa Tem em mãos, o usuário pode pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um Pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Se preferir, o usuário que possui NIS final 3 pode sacar a quantia do Bolsa Família através dos cartões do próprio programa social, e também do antigo Auxílio Brasil. Nos dois casos, os dispositivos estão funcionando normalmente, desde que estejam em bom estado de conservação.
É importante lembrar que neste mês de setembro os pagamentos do Bolsa Família foram iniciados ainda na última terça-feira (17). Até aqui, já receberam o benefício as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) finais 1 e 2.
O Bolsa Família de setembro também já está na conta das pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Nestes casos, o poder executivo optou por antecipar o saldo para a terça-feira (17), independente do final do NIS.
O caso mais famoso é o do Rio Grande do Sul. Por decreto, o governo federal definiu que todos os usuários que residem nesse estado podem receber o Bolsa Família de maneira antecipada. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de destruição com quase 200 mortos e milhares de desabrigados e desalojados.
Cidadãos que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública em decorrência das queimadas que atingem boa parte do território nacional nesse momento, também já receberam o Bolsa Família no último dia 17, independente do final do NIS.
Nesse mês de setembro, o governo federal segue com a lógica de pagamento de R$ 600 base por grupo familiar. Esse valor, no entanto, pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de benefícios internos a que cada cidadão tem direito.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de adicionais que estão sendo liberados dentro do sistema do Bolsa Família para esse mês de setembro:
É importante notar que você não precisa solicitar nenhum dos benefícios acima. Caso você tenha direito a algum deles, o saldo será liberado de maneira automática na mesma conta em que você já está acostumado a receber o Bolsa Família todos os meses.
Ainda no decorrer desta semana, o governo federal deverá seguir com outros pagamentos do Bolsa Família. Em todos os casos, o cidadão vai precisar se basear no final do seu número de identificação social (NIS). Veja abaixo: