O governo federal segue nesta quarta-feira (30) com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Desta vez, o benefício está sendo liberado para o penúltimo grupo de beneficiários deste mês de outubro. Ao todo, mais de 20 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do benefício.
Mas nem todos esses 20 milhões de brasileiros recebem o benefício em uma mesma data. Especificamente nessa quarta-feira (30), a liberação está sendo realizada para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9.
Para este público, o benefício está na conta desde as primeiras horas da manhã e já pode ser movimentado. A movimentação, aliás, pode ser feita de maneira remota através de aplicativo oficial do Caixa Tem. A aplicação é gratuita e está disponível para download em celulares Android e iOS.
Através do Caixa Tem, o cidadão pode pagar contas, transferir o saldo para outros bancos, fazer um Pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Se preferir, o usuário do Bolsa Família pode usar o cartão do benefício para sacar a quantia em dinheiro vivo. Neste caso, o indivíduo também pode usar o cartão do antigo Auxílio Brasil desde que ele esteja em bom estado de conservação.
Os demais usuários devem seguir o calendário tradicional que separa os pagamentos com base no final do NIS registrado no Cadúnico de cada grupo familiar. Veja abaixo:
Abaixo, você pode conferir a lista completa de adicionais que serão liberados para os usuários do Bolsa Família nesse mês de outubro:
Note que em nenhum caso o cidadão vai precisar solicitar os pagamentos dos adicionais do Bolsa Família. O saldo deverá ser liberado de maneira automática na mesma conta em que o cidadão já recebe o seu benefício regular.
Nesse mês de outubro, o governo federal também segue com os pagamentos do Auxílio-gás nacional. O calendário conta com a mesma lógica de datas apresentadas acima. O cidadão também precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
No caso específico do Auxílio-gás nacional, o governo federal atende as pessoas que possuem conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e que tenham a renda per capita de até meio salário mínimo.
Também é necessário que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas do estado e que sigam todas as regras acima têm prioridade no processo de seleção. Usuários do Bolsa Família também recebem essa mesma preferência.