O governo federal deve seguir neste mês de abril com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda atende atualmente mais de 20 milhões de pessoas segundo as informações oficias.
Neste ano de 2025, o programa em questão está passando por uma série de mudanças de regras. Os mais de 20 milhões de usuários precisam ficar atentos para não se perder. Afinal de contas, são essas normas que definem quem pode seguir recebendo o benefício.
As regras de entrada do Bolsa Família em 2025 seguem basicamente as mesmas que foram registradas em 2024. Para ter direito ao benefício, é preciso:
Mesmo as pessoas que atendem essas regras de entrada, ainda não estão oficialmente garantidas no programa. É preciso esperar até que Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome.
Se você ainda não está no Cadúnico do governo federal, a dica é procurar a prefeitura da sua cidade. O processo de seleção é de responsabilidade das gestões municipais. Normalmente, e inscrição é feita no chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Se você já está no Cadúnico, a dica é atualizar os dados o quanto antes. Normalmente, a atualização precisa ser feita uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver a mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.
Ao contrário do que acontece com outros programas sociais, o Bolsa Família costuma realizar pagamentos de maneira escalonada. Isso significa que nem todo mundo recebe o saldo em uma mesma data.
Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (CRAS). Essa é a numeração que identifica todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico.
O governo federal, aliás, já divulgou os calendários completos do Bolsa Família para o ano de 2025. Veja abaixo:
Agora, você pode conferir um exemplo de como essa distribuição funciona mês a mês. Abaixo, você pode conferir o calendário completo que liberações para abril:
Em 2025, o Bolsa Família garante um valor mínimo de R$ 600 por família, mas esse valor pode ser maior a depender da composição familiar.
Essa variação acontece porque o governo federal deve liberar em abril alguns adicionais extras. Estes saldos são pagos para algumas famílias específicas. Veja a lista:
Não é preciso sair de casa para sacar o dinheiro do Bolsa Família. Os beneficiários podem movimentar os valores através do aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de ir a uma agência bancária.
O saque também pode ser feito usando: