O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil e atende milhões famílias em estado de vulnerabilidade. Por meio do programa, os beneficiários garantem uma renda mensal que é vital para a sua subsistência.
Contudo, é importante destacar que o valor do Bolsa Família não é unificado para todos os beneficiários. Isso porque a parcela pode variar, a depender da composição familiar.
A seguir, entenda mais sobre como funciona a composição da parcela e todos os detalhes sobre o próximo calendário de pagamentos.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o Bolsa Família dá prioridade de concessão para as famílias com mães chefes de família e crianças. Contudo, todas as pessoas que se enquadram nas regras também podem participar.
Porém, o valor do benefício não é o mesmo para todos, uma vez que depende da composição da família.
A princípio, o programa conta com um pagamento base, no valor de R$ 600. De acordo com as regras, nenhuma família pode receber uma parcela menor do que este valor.
Por outro lado, milhares de brasileiros podem aumentar o valor a receber, dependendo dos seguintes critérios:
Nesse sentido, para as famílias compostas pela mãe chefe de família e mais duas crianças de até 6 anos de idade, o valor do Bolsa Família será de R$ 900.
Além disso, o valor a receber pode ser até maior, caso haja na família outros integrantes com direito aos benefícios extras.
O próximo calendário de pagamentos do Bolsa Família prevê o início dos repasses para o dia 17 de maio, com encerramento no dia 30.
Assim como nos meses anteriores, os depósitos seguirão o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Dessa forma, a cada dia um novo grupo terá acesso aos recursos do programa.
A novidade para o pagamento do Bolsa Família em maio está nas antecipações que o Governo Federal autorizou.
De maneira geral, os beneficiários que moram em locais onde houve declaração de calamidade pública poderão receber a antecipação, em especial os municípios do Rio Grande do Sul.
Para estes grupos, o pagamento será no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 17 de maio, independente do final do NIS. A iniciativa visa ajudar as famílias que sofreram com as recentes chuvas e alagamentos.
Além disso, pessoas com previsão de recebimento na segunda-feira, de acordo com o calendário oficial, também poderão receber o benefício antes.
Para este grupo, o pagamento já estará liberado no sábado anterior, ou seja, haverá a antecipação de dois dias.
Dessa maneira, os contemplados deste mês são aqueles que possuem o NIS com final 2 e 7, que receberão nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente.
Os inscritos podem fazer a consulta do calendário do Bolsa Família 2024 de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Por meio do app, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.