O governo federal retoma nesta segunda-feira (23) os pagamentos de mais um rodada do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20,7 milhões de pessoas, de acordo com informações mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social.
Mas nem todos esses 20,7 milhões de brasileiros podem receber o Bolsa Família em uma mesma data. Especificamente nesta segunda-feira (23), o saldo está sendo liberado para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 5.
Ainda no decorrer desta semana, outros grupos também poderão movimentar o saldo nas suas contas. No calendário abaixo, você pode conferir a lista completa:
É importante destacar que o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família para alguns grupos. Todas as pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo poder executivo pode antecipar o programa.
O caso mais famoso é o do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de quase 200 mortos e milhares de desabrigados ou desalojados.
Diante desse cenário, o governo federal baixou um decreto decidindo que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul podem receber o benefício de maneira antecipada logo no primeiro dia da liberação, independente do final do NIS.
Pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência em decorrência dos fortes incêndios que tomam conta de boa parte do território nacional nesse momento também puderam antecipar o Bolsa Família. Para este público, o dinheiro está na conta desde o último dia 17.
Quem tem NIS final 5 deve receber nessa segunda-feira (23) o equivalente a R$ 600 base. Contudo, esse valor pode ser elevado, ou até mesmo reduzido, a depender da quantidade de benefícios internos a que cada usuário tem direito. O Ministério do Desenvolvimento Social afirma que o pagamento médio do Bolsa Família para esse mês é de R$ 680.
Abaixo, você pode conferir uma lista com os benefícios internos que estão sendo pagos nesse mês de setembro:
Para esse mês de setembro, o governo federal não está realizando os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Este é o programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.
O Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, isto é, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em agosto, a próxima deve ser feita apenas em outubro.