O Bolsa Família foi liberado, mas ainda não caiu na conta? Essa é uma situação que pode acontecer, mas muitas pessoas ainda não sabem o que fazer nesses casos.
Por isso, reunimos todas as informações necessárias para que você possa entender o motivo do pagamento ainda não ter caído na conta e o que fazer para resolver o problema.
Em primeiro lugar, é importante entender como funcionam os pagamentos do Bolsa Família. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses. Assim, realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos, com acesso por meio do aplicativo Caixa Tem.
Dessa maneira, é possível movimentar os recursos por meio do app e acessar serviços como PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros.
Além disso, os beneficiários também podem fazer o saque do Bolsa Família pelos canais de atendimento da Caixa:
Caso o beneficiário não identifique a liberação da sua parcela, é necessário verificar o motivo da falta do pagamento. Dessa forma, é preciso fazer a consulta do benefício para entender o ocorrido.
Entre os motivos mais comuns está a falta do cumprimento das condicionalidades de permanência, que se resumem em:
Assim, caso haja descumprimento em uma dessas exigências, pode haver o bloqueio do Bolsa Família, impedindo o recebimento da parcela.
Para regularizar a situação é necessário entender a causa. Assim, veja o que fazer:
O Bolsa Família foi liberado, mas não caiu na conta? Algumas pessoas podem estar com todas as atualizações em dia e, ainda assim, não receber o pagamento da parcela.
Nesse caso, o primeiro passo é verificar o calendário oficial de pagamentos, a fim de confirmar se a data do depósito está correta.
Dessa forma, caso a data esteja certa, será necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para entender e resolver a situação. A seguir, confira quais são os canais disponíveis.
A Central de Atendimento Caixa para atendimento do Bolsa Família está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Assim, para consultar o seu benefício, basta ligar para o telefone 111 e seguir as instruções.
Outro canal disponível para consulta do Bolsa Família é o Atendimento Caixa ao Cidadão. Para usar essa opção, é só ligar para o telefone 0800 726 02 07.
Por este canal, o atendimento eletrônico ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Porém, caso seja necessário atendimento humano, o horário de funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Caso o Bolsa Família tenha sido liberado, mas ainda não caiu na conta, é possível que o depósito ainda seja realizado ao longo do dia.
Isso porque, alguns beneficiários começam a ser notificados sobre o pagamento do benefício no Caixa Tem entre 4h e 5h da manhã. Por isso, o horário pode ser diferente para cada pessoa que recebe o Bolsa Família.
Além disso, vale lembrar que o aplicativo Caixa Tem pode apresentar instabilidades durante o período de pagamento. Isso acontece por conta dos milhares de acessos que ocorrem ao mesmo tempo nos dias dos depósitos.