Dentro de mais alguns dias, milhões de brasileiros estarão curtindo o carnaval. Seja brincando nas ruas da maior festa popular do país, descansando em casa ou mesmo aproveitando aquela esperada viagem, o fato é que muita gente vai aproveitar o feriadão.
Neste sentido, uma dúvida surge: o governo federal vai adiantar os pagamentos do Bolsa Família para antes do carnaval deste ano? A pergunta está sendo feita por alguns usuários do programa social nas redes sociais. Afinal de contas, uma antecipação do benefício poderia ajudar essas pessoas a curtirem o carnaval de uma maneira um pouco mais proveitosa.
A dúvida não acontece sem sentido. No final do ano passado, por exemplo, o governo federal optou por antecipar os pagamentos do Bolsa Família para todos os usuários antes do Natal. Assim, todos os mais de 21 milhões de beneficiários do projeto conseguiram receber o saldo antes das festas de final de ano. O movimento irá se repetir?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não. Não existe nenhuma possibilidade de antecipação do Bolsa Família para antes do carnaval. Este é um movimento que não foi feito nos anos anteriores, e que não será feito agora em 2024.
De fato, em fevereiro o governo federal vai seguir com as regras de pagamentos do Bolsa Família nos 10 últimos dias úteis do mês. Assim, é possível afirmar que os repasses começam a serem realizados a partir do próximo dia 16, ou seja, logo depois do carnaval.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de fevereiro:
Em fevereiro, não há grandes mudanças previstas para os valores do Bolsa Família. Seguirá valendo a regra de liberação de R$ 600 base para todos os usuários. Este saldo, no entanto, poderá ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de benefícios internos a que a pessoa tem direito.
Confira abaixo os adicionais que estão confirmados no Bolsa Família para este mês:
Para ter direito ao Bolsa Família, é preciso seguir uma série de regras gerais. Veja abaixo:
Mesmo quem segue essas regras ainda não está oficialmente garantido no Bolsa Família. É necessário aguardar até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome.
Essa espera é importante porque o governo federal não é obrigado a inserir todas as pessoas que têm direito ao Bolsa Família. Todos os meses, o número de novas entradas varia de acordo com o espaço orçamentário disponível naquele momento.